terça-feira, julho 16, 2024
- Publicidade -
InícioKartTrês campeãs da Seletiva de Kart FIA Girls On Track e mais...

Três campeãs da Seletiva de Kart FIA Girls On Track e mais seis jovens pilotas integram a “seleção feminina” na Copa Brasil de Kart

Com nove representantes, kartismo feminino terá sua maior participação em uma Copa Brasil de Kart. Disputa começa semana que vem no Beto Carrero

Enquanto a seleção feminina de futebol se prepara para a Copa do Mundo, que será disputada a partir desta quinta-feira (20) na Austrália e Nova Zelândia, no kart nossa seleção feminina também estará muito bem representada na Copa Brasil de Kart, que começa no dia anterior ao mundial de futebol, na quarta, dia 19, no Kartódromo Internacional Beto Carrero, em Penha (SC).

Se nos gramados, elas contam com a técnica sueca Pia Sundhage, nas pistas, a pilota Bia Figueiredo, presidente da Comissão Feminina de Automobilismo (CFA), criada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), gestão Giovanni Guerra, é a líder do projeto que visa aumentar e fortalecer a participação das mulheres no esporte a motor.

Em virtude da mudança no calendário da Copa Truck, onde corre atualmente e acabou de conquistar sua primeira vitória, Bia não poderá estar presente ao evento no Beto Carrero, mas terá uma assistente especial para ajudar sua “seleção feminina”: Antonella Bassani, “pupila” de Bia desde o início no kart e que se tornou a primeira mulher a vencer recentemente uma etapa da Porsche Cup no Brasil, acompanhará de perto o trabalho das kartistas.

Na última semana, Bia participou de um encontro virtual com as pilotas inscritas na Copa Brasil, junto com Antonella, e as duas puderam ouvir as expectativas das competidoras, tirar dúvidas, dar conselhos e dicas.

Entre as nove pilotas na Copa, três são as vencedoras da Seletiva de Kart FIA Girls on Track, que foi realizada em maio, no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), e contou com quase 40 pilotas e mais de 70 inscrições.

Marcella Assumpção, de 11 anos, e Anna Luiza Pimpão, de 14 anos, campeãs nas categorias Cadete e Júnior, respectivamente, correrão a Copa na categoria F4 Júnior. Já Mariana Serafim, de 21 anos, campeã na Graduados, estará na briga na F4 Graduados.

Com os títulos na Seletiva de Kart FIA Girls On Track, as três foram contempladas com inscrições gratuitas, karts completos e equipe oficial Bravar, pneus MG, aluguel de motor RBC, indumentárias, entre outros prêmios para a disputa da Copa Brasil.

Além delas, também estarão na disputa no Beto Carrero as pilotas: Ana Julia Miranda, de 18 anos (F4 Graduado), Beatriz Schetino, de 19 anos (Novato), Giovana Marinoski, de 12 anos (Júnior), Manuella Bernardelli, de 9 anos (Cadete), Marina Brandão, de 8 anos (Mirim) e Sarah Rudeck, de 17 anos (F4 Graduado).

Das nove participantes, apenas Ana Julia já competiu uma edição da Copa, em Londrina (PR), em 2021. As demais são estreantes e estão muito animadas para disputar um dos maiores eventos nacionais de kart.

“Para mim é uma alegria muito grande poder conversar e apoiar essas jovens kartistas. Eu já tive essa idade e sei o que significa competir um evento nacional, com muitos sonhos e vontade de vencer”, comentou Bia.

“Com a mudança de calendário da Copa Truck, infelizmente, não poderei estar presente, mas a Antonella vai me substituir e, tenho certeza, de que ela poderá ajudar muito as pilotas, dando suporte e tirando todas as dúvidas. Ela já fez pole no Beto Carrero, por duas curvas não foi campeã brasileira lá, em virtude de um acidente, então, ela sempre foi muito competitiva em Penha e vai poder ajudar as kartistas a ter o melhor resultado possível”, completou a presidente da CFA.

Vice-campeã no Open do Brasileiro de Kart de 2021, no Beto Carrero, na categoria F4 Graduados, e pódio na Júnior na mesma competição, Antonella tem um currículo de muitas vitórias na pista catarinense.

“Eu tenho muita experiência no Beto Carrero. Acho que corri lá em todas as categorias, já venci muitas corridas, então posso dar muitas dicas e ajudar as meninas. Conheço muito bem os detalhes do traçado e posso dizer que é uma pista bem cansativa, então é muito importante chegar bem-preparada. Estou impressionada com o número de mulheres que está entrando no automobilismo, desta nova geração e fico muito feliz com esse novo recorde de meninas na Copa”, finalizou a pilota da Porsche Cup.

Com mais de 370 inscrições confirmadas até o momento, a 24ª Copa Brasil de Kart será a maior da história. A disputa deste ano começa com o Grupo 1, entre os dias 19 e 23, com as categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Super Sênior Master / 60+, Super F4, Shifter Graduado, Shifter Sênior e Shifter Super Sênior.

Na segunda semana (25 a 29 de julho), pelo Grupo 2, acontecerão os duelos entre os pilotos da F4 Júnior, F4 Graduado, Mini 2T, Júnior, Graduado, Novato, Sênior Am, Sênior Pro, Super Sênior e Super Sênior Master / 60+.

Mais informações, acesse: www.cba.org.br 

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

- Publicidade -
Google search engine
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
Google search engine

Mais Popular