quinta-feira, junho 27, 2024
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VW lança nova plataforma com carregamento em 12 minutos e potência de até 1.700 cv

A família de veículos elétricos ID. ainda está em desenvolvimento no catálogo da Volkswagen, mas a marca alemã já está se preparando para lançar sua próxima plataforma de veículos elétricos, que será compartilhada por todas as marcas do grupo. Desde o anúncio dessa futura arquitetura em 2021, houve atrasos que indicam que o desafio é grande, mas há indícios de que em 2026 ela estará disponível nas ruas.

O CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, destacou o compromisso do grupo em lançar abrangentemente sua nova arquitetura elétrica até 2026. Essa arquitetura é chamada de SSP (Plataforma de Sistemas Escaláveis, em tradução livre) e será utilizada em uma variedade de veículos, desde carros urbanos até carros esportivos, podendo incluir modelos com mais de 1.700 cv.

Aspecto premium do ID.7 não é notado apenas no interior (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

“Com a arquitetura SSP, buscamos o equilíbrio entre a necessidade de escala e padronização, e a diferenciação e velocidade”, enfatizou Blume. Um dos principais objetivos dessa tecnologia é reduzir os custos, incluindo o uso de baterias de lítio-fosfato de ferro (LFP), em substituição às baterias de íons de lítio atualmente utilizadas.

Por meio dessa e de outras medidas, o CEO acredita que será possível alcançar uma margem de lucro equivalente entre os veículos elétricos e os veículos a combustão. “As arquiteturas veiculares correspondem a 75% dos custos de um veículo elétrico, em comparação com 10% de um veículo a combustão”, explicou o executivo.

O CEO também revelou alguns detalhes sobre o desempenho dos veículos com a plataforma SSP: eles poderão ser carregados de 10% a 80% em uma média de 12 minutos, o que é muito mais rápido do que os atuais modelos baseados na plataforma MEB, que levam cerca de 35 minutos. Além disso, espera-se que a plataforma SSP possibilite a automação veicular de nível 4, algo que ainda não existe em nenhum carro disponível atualmente no mercado.

A cabine do ID.7 é a mais avançada da Volkswagen (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

As marcas do Grupo Volkswagen serão responsáveis por desenvolver, de forma independente, alguns elementos da plataforma SSP com base no tamanho e no custo de seus segmentos principais, a fim de acelerar o desenvolvimento. A Volkswagen liderará o desenvolvimento dos componentes para subcompactos e carros urbanos, que também serão utilizados pela Cupra, Skoda e Audi. Os componentes para carros de médio porte serão desenvolvidos pela Audi e usados pela Volkswagen, Porsche e Skoda. No caso dos componentes de carros grandes, a Porsche será responsável pelo desenvolvimento.

Blume também mencionou que “os carros grandes da plataforma SSP utilizados pela Audi, Bentley e Lamborghini serão compartilhados em 14 modelos, com uma estimativa de cerca de 1,4 milhão de veículos combinados até 2038. Isso adicionaria €150 bilhões em receita de vendas”.

Antes do lançamento da plataforma SSP, serão lançadas duas outras plataformas. A primeira é a PPE (Premium Performance Electric), que começará a ser utilizada

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