quinta-feira, junho 27, 2024
- Publicidade -
InícioKartLucas Moura, selecionado pela CBA para representar o Brasil na edição 2023...

Lucas Moura, selecionado pela CBA para representar o Brasil na edição 2023 do Troféu Academy da FIA, destaca aprendizado na primeira etapa em Trinec

Piloto de 14 anos disputou uma competição internacional pela primeira vez e afirma que a experiência "é um intercâmbio que vale anos de pista"

O mineiro Lucas Moura iniciou no último fim de semana (20 e 21) sua primeira participação em uma competição internacional de kart na disputa da etapa inicial da temporada 2023 do Troféu Academy da FIA, em Trinec, na República Tcheca.

Selecionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) por seu resultado no Campeonato Brasileiro de Kart do ano passado na categoria OK Júnior e seguindo os critérios estabelecidos pela FIA para a competição, o piloto de 14 anos esteve ao lado de outros 44 competidores de diversos países do mundo.

Moura chegou a andar entre os Top-10 nas classificatórias, mas um acidente e uma punição em duas baterias impediram que o piloto chegasse à final, vencida pelo norueguês Marius Barry-Berg.

Apesar das dificuldades iniciais, o brasileiro ficou satisfeito com todo o aprendizado e vê essa etapa como uma boa preparação para as próximas disputas, que acontecerão na Dinamarca e Itália.

Brasileiro destacou aprendizado em seu primeiro evento fora do Brasil (Divulgação)

“Correr fora do Brasil é muito diferente. Já sabia que seria um grande desafio. Era uma pista nova, técnica e com poucos pontos de ultrapassagem. Além disso, o motor e pneus são diferentes dos que usamos no Brasil. Também só fiz dois treinos em pista seca e tive pouco tempo para me adaptar e encontrar o melhor set up do kart”, contou Moura, que iniciou sua carreira na modalidade aos 7 anos.

“Na tomada, fiz o 12º tempo, mas nas classificatórias enfrentei algumas dificuldades. Na primeira, me envolvi em um acidente e não completei a corrida. Na segunda, quando saí para a volta de apresentação, o motor morreu. Ao tentar chegar no grid para a largada, não me deixaram espaço para entrar e fui punido por queima de largada, depois de ter terminado em P10”, explicou.

“Infelizmente, ter ficado de fora da primeira classificatória e a punição complicaram minha situação e não consegui me classificar para a final”, continuou o piloto.

“Apesar dos problemas, foi uma experiência incrível e estou muito feliz com o aprendizado e evolução. Um campeonato de nível mundial é um intercâmbio que vale anos de pista”, finalizou Moura.

A segunda etapa do Troféu FIA Academy será realizada em Rodby, na Dinamarca, entre os dias 15 e 18 de junho.

Confira os resultados em Trinec: https://www.fiakarting.com/event/2023-trinec/Academy/results?session=academy_results25 

Criado em 2010, o Troféu Academy da FIA tem como objetivo revelar novos talentos, reunindo cerca de 50 pilotos do mundo todo, com idades entre 12 e 14 anos e indicados pelas entidades do automobilismo de cada país. Para garantir a igualdade na disputa, todos os equipamentos (chassis, motores e pneus) são idênticos, abrindo espaço para o talento dos pilotos aparecer na pista.

Estrelas da Fórmula 1 atual, como Charles Leclerc, George Russell e Esteban Ocon, já passaram pela competição.

Próximas Etapas / Troféu Academy FIA 2023:
15-18/06 Rodby * (DIN)
27-30/07 Cremona (ITA)

* Sujeito a inspeção técnica da pista

Mais informações, acesse: www.cba.org.br

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)
11 98245.4511
fernanda@fgcom.com.br

Américo Teixeira Junior
11 98347-1400
comunicacao@cba.org.br

- Publicidade -
Google search engine
FonteFGCom
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
Google search engine

Mais Popular