quinta-feira, junho 27, 2024
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os 10 carros mais vendidos de todos os tempos no Brasil

Gol domina com mais de 6 milhões, seguido pelos Fiat Uno e Palio; Onix e Strada são os únicos no ranking que ainda estão em produção

A frota brasileira de veículos já se aproxima das 47 milhões de unidades. Apesar dos números altos, este crescimento está desacelerando há alguns anos. Mais quais carros representam a maior parte destas dezenas de milhões de carros que circulam pelo Brasil?

Os dados mais recentes divulgados pelo Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) revela que, em 2022, o Brasil tinha uma frota circulante de 46.883.912 autoveículos, que considera automóveis, comerciais leves (como furgões e picapes), caminhões e ônibus.

Esta quantidade representa um aumento de apenas 0,6% em comparação com 2021, quando os registros mostravam 46.581.912 veículos. De 2020 para 2021, o aumento foi de 0,7%.

Mobi x Kwid x C3
Mesmo os carros mais baratos do Brasil custam, hoje, quase R$ 70.000 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Para o sindicato, isso aconteceu por uma série de fatores, como o aumento na taxa de desemprego, a redução no poder de compra e a alta taxa de inadimplência das famílias, o aumento da taxa de inflação, a elevação dos custos produtivos dos veículos, a alta dos preços dos combustíveis e o aumento da taxa básica de juros. Todos estes problemas sociais e econômicos ganharam força nos últimos cinco anos e foram potencializados com a pandemia da Covid-19.

Entre os estados, São Paulo concentra a maior parte dos veículos do país, com 28,8% da frota em circulação, seguido de Minas Gerais (13,9%) e Paraná (7,5%). Do outro lado, Roraima tem a menor frota, com apenas 0,2% do total nacional.

De olho nesta imensa frota, QUATRO RODAS separou os modelos com as maiores quantidades registradas no Brasil. Os números foram atualizados em março de 2023 e podem sofrer alterações ou conter diferenças entre sistemas, já que há variações em registros (nomes) e baixas, como em caso de perda total do veículo. Veja abaixo quais são eles.

1°: Volkswagen Gol – 6.473.864 unidades

_ABRE GOL V2
O último e o primeiro Gol: 42 anos de sucesso os separam (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Vendido por 42 anos, sendo o mais vendido do país em 27 (consecutivos!) deles, e descontinuado em 2023, o Gol é o carro de maior sucesso na história do mercado brasileiro. Segundo dados extraídos do Denatran, existem 6.473.864 Gol registrados no Brasil, entre todas as suas gerações. Destes, a maior parte concentra-se na cidade de São Paulo (SP): 510.958 unidades.

Entre as curiosidades estão uma unidade do Gol Country (a Parati brasileira destinada ao mercado argentino) e outra com motor elétrico, ambas em Brasília (DF).

2°: Fiat Uno – 4.003.105 unidades

Uno SX
Encontrar as calotas é um dos maiores desafios de quem restaura um Uno SX (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A eterna rivalidade de Fiat e Volkswagen permanece até em números históricos – mesmo com a VW levando a melhor nessa. O Uno é o segundo modelo com maior número de registros, considerando todas as suas gerações, inclusive as em que ele recebeu o batismo de Mille, sem o Uno, e suas versões picape e furgão. São 4.003.105 exemplares registrados.

Um dos Uno mais icônicos, a versão Turbo tem apenas 1.737 unidades registradas no Brasil.

3°: Fiat Palio – 3.834.750 unidades

Palio 1.3 Fire Flex Fuel, da Fiat, primeiro carro com motor bicombustível da mar
Fiat Palio flex (Acervo/Quatro Rodas)

Concorrente direto do Gol, o Palio fica em terceiro lugar com suas 3.834.750 unidades apontadas pelos dados. Neste caso, consideramos todos os modelos que receberam o nome Palio, como as versões comuns, as com sobrenome Fire e a perua, Weekend. A versão de maior sucesso foi a Fire que, com suas variações, chegou a 1.397.516 unidades.

Versões furgão do Palio e 48 unidades da Weekend com motorização elétrica aparecem entre os registros. As peruas eletrificadas foram fruto de uma parceria entre a Fiat, a hidrelétrica suíça KWO e a empresa de energia Itaipu Binacional. A maioria ficou em operação com a Itaipu, mas algumas unidades foram compradas por concessionárias de energia, como a Enel, no Rio de Janeiro (RJ).

4°: Chevrolet Corsa – 3.114.763 unidades

Corsa Wagon
O estilo esportivo era uma das virtudes da Corsa Wagon (Chevrolet/Divulgação)

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O nome Corsa é outro nome de peso na história automotiva brasileira. Contemporâneo de Palio, Gol e Uno, o compacto da GM tem 3.114.763 unidades registradas, considerando suas configurações hatch, sedã, picape, perua e o Classic, nome adotado em tempos mais modernos pelo sedã.

Há o registo de duas unidades sob a marca Opel: uma 1982, na cidade de São Paulo, e uma 2016, em Brasília. O mais novo, de terceira geração (que não tivemos no Brasil) foi importado da Espanha por uma embaixada. Ele é equipado com motor 1.2 de 70 cv.

5°: Volkswagen Fusca – 1.898.124 unidades

VW Fusca conversível
VW Fusca conversível (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Considerando apenas os Fusca dos velhos tempos, são 1.898.124 unidades em solo brasileiro, passando por todas as suas variações possíveis. Grande parte de seu montante está na cidade de São Paulo (158.136 unidades), mas existem apenas 29 conversíveis, também com sua maioria (14) na capital paulista.

6°: Ford Fiesta – 1.896.145 unidades

Fiesta 1.0 Trend, modelo flex 2007, da Ford, testado pela revista Quatro Rodas.
Fiesta 1.0 Trend, modelo flex 2007 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Primeiro Ford da lista, o Fiesta é o sexto carro com maior número de registros no Brasil (1.896.145), também considerando todas suas gerações e variações de carroceria, como hatch e sedã. A picape Courier não entra nesta conta.

Entre as curiosidades, existe o registro de uma unidade da versão esportiva ST, de ano 2016, em São Paulo (SP). Já o modelo equipado com motor 1.0 Ecoboost (turbo), que foi vendido por aproximadamente três anos no Brasil, tem 1.510 unidades registradas, variando entre as versões SEL e Titanium.

7°: Fiat Strada – 1.771.870 unidades

Fiat Strada Ranch CVT
Fiat Strada Ranch CVT (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A atual líder entre os veículos zero quilômetro não poderia ficar de fora. Lançada em 1996, a Strada já acumula (até março/23) 1.771.870 unidades registradas no país, com a maioria (78.317) concentrada em Belo Horizonte (MG). É o primeiro carro desta lista que segue em produção.

strada

Por ser um utilitário, a Strada tem registros de ao menos 20 variações feitas fora da fábrica, como alterações caseiras ou feitas por empresas pequenas. Vale dizer que muitas alterações não são registradas.

8°: Chevrolet Celta – 1.667.202 unidades

Celta LS
Celta teve duas reestilizações antes de se aposentar (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Fruto do projeto Arara Azul, o Celta foi lançado em 2000 e permaneceu em linha até 2014. Neste período, acumulou 1.667.202 unidades espalhadas pelo Brasil, com as maiores quantidades presentes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A versão de maior sucesso foi a Life com duas portas, de 2004 a 2011, que representa 19% do total.

9°: Volkswagen Fox – 1.558.232 unidades

VW Fox Prime
VW Fox Prime (Marco de Bari/Quatro Rodas)

O Fox chegou a ser produzido no Brasil e exportado para a Europa, mas não fez o gosto dos europeus. O mesmo não aconteceu por aqui, onde o compacto fez sucesso e teve 18 anos de mercado. Hoje, 1.558.232 unidades estão registradas (considerando os CrossFox, mas desconsiderando as SpaceFox), mas há duas curiosidades: uma unidade da versão 1.6 City, de 2004, e uma instigante 1.2 de 2007, esta em São Paulo.

10°: Chevrolet Onix – 1.526.156 unidades

Onix Activ
Onix Activ (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Líder entre os zero quilômetro por seis anos consecutivos, o Chevrolet Onix, sucessor do Celta, já entra na lista dos dez carros mais vendidos da história no país. São 1.526.156 unidades registradas, considerando suas duas gerações e as configurações Joy. As versões do Onix Plus não entram nesta conta.

Segundo os dados, a versão de maior sucesso é a 1.0 LT manual, com 397.163 unidades registradas entre 2012 e 2019.

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