Enquanto algumas fabricantes tentam conter o avanço das montadoras chinesas no Brasil, outras veem nesse movimento uma oportunidade estratégica. A Renault está em negociações avançadas com a Geely para viabilizar a produção de veículos da marca chinesa em sua unidade de São José dos Pinhais (PR). Além da fabricação local, o acordo também pode envolver o uso da rede de concessionárias da Renault para comercializar os modelos da Geely no país.
A aliança entre as duas empresas não seria uma novidade. Atualmente, a Geely já mantém uma parceria global com a Renault na divisão HORSE, voltada para sistemas de propulsão. Além disso, a empresa chinesa possui 34% de participação na operação da Renault na Coreia do Sul. Segundo fontes ligadas à indústria automotiva, um anúncio oficial sobre a parceria no Brasil pode acontecer em breve.
O objetivo da Geely é ampliar sua presença na América Latina, com um plano de crescimento que prevê um aumento de 60% nas vendas na região. A empresa já atua no país por meio de suas marcas Volvo e Zeekr, mas busca consolidar sua presença com modelos próprios. No entanto, ainda não há informações sobre quais veículos poderiam ser produzidos no Brasil, uma vez que a fábrica da Renault no Paraná não está adaptada para modelos eletrificados.
Por outro lado, a Geely já confirmou sua reentrada no mercado brasileiro com uma nova estratégia, apostando em veículos sofisticados e eletrificados. Diferente de sua primeira incursão no país, que trouxe modelos mais básicos, agora a empresa pretende oferecer carros com design avançado, tecnologia de ponta e alto nível de segurança. Um anúncio oficial está previsto para o primeiro semestre de 2025, detalhando a estratégia e os modelos que serão disponibilizados.
Geely E5 já roda no Brasil
Enquanto as negociações avançam, um dos modelos mais recentes da Geely, o SUV elétrico E5, já foi visto rodando em testes no Brasil. Chamado de Galaxy E5 na China, o veículo estreou no mercado asiático em agosto de 2024 e rapidamente se tornou um sucesso, atingindo 60 mil unidades vendidas em menos de quatro meses.
Desenvolvido sobre a plataforma GEA — uma evolução da SEA (Sustainable Experience Architecture), utilizada por modelos como Volvo EX30 e Zeekr X —, o E5 traz inovações como a tecnologia Cell-to-Body (CTB), que integra a bateria diretamente ao chassi. Essa solução melhora a rigidez estrutural, reduz o centro de gravidade e proporciona uma distribuição de peso equilibrada (50:50).
O SUV possui 4,62 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 1,67 metro de altura, com entre-eixos de 2,75 metros, garantindo um interior espaçoso e prático, com 33 compartimentos de armazenamento, incluindo gavetas sob os bancos traseiros.
Em termos de desempenho, o Galaxy E5 conta com um motor elétrico de 218 cv (160 kW), que acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. As opções de bateria são de 49,52 kWh e 60,22 kWh, oferecendo autonomias de 440 km e 530 km, respectivamente, segundo o ciclo chinês de medição.
Com a possível aliança entre Renault e Geely, o mercado brasileiro pode ganhar mais uma opção de veículo elétrico produzido localmente, aumentando a concorrência no setor. Resta aguardar as próximas movimentações das montadoras para entender como essa parceria impactará o cenário automotivo nacional.