segunda-feira, fevereiro 24, 2025
- Publicidade -
InícioCarrosElétricosRenault negocia produção de carros da Geely no Brasil em nova parceria

Renault negocia produção de carros da Geely no Brasil em nova parceria

Montadora francesa estuda fabricar modelos da gigante chinesa em sua fábrica no Paraná para fortalecer presença no mercado nacional

Enquanto algumas fabricantes tentam conter o avanço das montadoras chinesas no Brasil, outras veem nesse movimento uma oportunidade estratégica. A Renault está em negociações avançadas com a Geely para viabilizar a produção de veículos da marca chinesa em sua unidade de São José dos Pinhais (PR). Além da fabricação local, o acordo também pode envolver o uso da rede de concessionárias da Renault para comercializar os modelos da Geely no país.

A aliança entre as duas empresas não seria uma novidade. Atualmente, a Geely já mantém uma parceria global com a Renault na divisão HORSE, voltada para sistemas de propulsão. Além disso, a empresa chinesa possui 34% de participação na operação da Renault na Coreia do Sul. Segundo fontes ligadas à indústria automotiva, um anúncio oficial sobre a parceria no Brasil pode acontecer em breve.

O objetivo da Geely é ampliar sua presença na América Latina, com um plano de crescimento que prevê um aumento de 60% nas vendas na região. A empresa já atua no país por meio de suas marcas Volvo e Zeekr, mas busca consolidar sua presença com modelos próprios. No entanto, ainda não há informações sobre quais veículos poderiam ser produzidos no Brasil, uma vez que a fábrica da Renault no Paraná não está adaptada para modelos eletrificados.

Por outro lado, a Geely já confirmou sua reentrada no mercado brasileiro com uma nova estratégia, apostando em veículos sofisticados e eletrificados. Diferente de sua primeira incursão no país, que trouxe modelos mais básicos, agora a empresa pretende oferecer carros com design avançado, tecnologia de ponta e alto nível de segurança. Um anúncio oficial está previsto para o primeiro semestre de 2025, detalhando a estratégia e os modelos que serão disponibilizados.

Geely E5 já roda no Brasil

Enquanto as negociações avançam, um dos modelos mais recentes da Geely, o SUV elétrico E5, já foi visto rodando em testes no Brasil. Chamado de Galaxy E5 na China, o veículo estreou no mercado asiático em agosto de 2024 e rapidamente se tornou um sucesso, atingindo 60 mil unidades vendidas em menos de quatro meses.

Desenvolvido sobre a plataforma GEA — uma evolução da SEA (Sustainable Experience Architecture), utilizada por modelos como Volvo EX30 e Zeekr X —, o E5 traz inovações como a tecnologia Cell-to-Body (CTB), que integra a bateria diretamente ao chassi. Essa solução melhora a rigidez estrutural, reduz o centro de gravidade e proporciona uma distribuição de peso equilibrada (50:50).

O SUV possui 4,62 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 1,67 metro de altura, com entre-eixos de 2,75 metros, garantindo um interior espaçoso e prático, com 33 compartimentos de armazenamento, incluindo gavetas sob os bancos traseiros.

Em termos de desempenho, o Galaxy E5 conta com um motor elétrico de 218 cv (160 kW), que acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. As opções de bateria são de 49,52 kWh e 60,22 kWh, oferecendo autonomias de 440 km e 530 km, respectivamente, segundo o ciclo chinês de medição.

Com a possível aliança entre Renault e Geely, o mercado brasileiro pode ganhar mais uma opção de veículo elétrico produzido localmente, aumentando a concorrência no setor. Resta aguardar as próximas movimentações das montadoras para entender como essa parceria impactará o cenário automotivo nacional.

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
Google search engine

Mais Popular