quarta-feira, março 12, 2025
- Publicidade -
InícioLançamentosRenault Boreal pode ser o nome do novo SUV que competirá com...

Renault Boreal pode ser o nome do novo SUV que competirá com o Jeep Compass

Modelo será lançado no segundo semestre de 2025

O novo SUV médio da Renault, que promete ser um forte concorrente do Jeep Compass, deve ser chamado de Renault Boreal. A marca francesa confirmou que este será o nome mais provável para o modelo, que se encaixa na categoria “C-SUV” e será lançado no Brasil no segundo semestre de 2025. A informação foi divulgada inicialmente pelo portal UOL, com base em registros realizados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) do Brasil e na Argentina.

De acordo com fontes da Autoesporte, o nome Boreal está entre as opções mais cotadas para a nova geração do modelo, o segundo produto da estratégia “Renaultlution” a ser introduzido no país. O Renault Boreal será construído sobre a plataforma RGMP, uma versão adaptada da arquitetura CMF-B utilizada na Europa, a mesma que deu origem ao Kardian, lançado em 2024 e vencedor do prêmio Carro do Ano.

possível novo Renault Boreal será o Dacia Bigster — Foto: Divulgação

Recentemente, o modelo foi identificado internamente pela Renault como R1312, mas foi dado um novo código, RB3L4, para sua identificação entre engenheiros e fornecedores.

Se confirmado, o nome Boreal criará uma conexão interessante com o Renault Austral, outro SUV médio da marca comercializado na Europa. Enquanto “Austral” remete ao hemisfério sul, “Boreal” está relacionado ao hemisfério norte, o que simboliza a proposta de desenvolver um veículo para o mercado latino-americano, ao contrário do Austral, projetado para o público europeu.

Características do Renault Boreal

A versão inicial do Renault Boreal estará equipada com o motor 1.3 TCe turbo flex, capaz de gerar até 170 cv e 27,5 kgfm de torque. Este motor foi nacionalizado em 2025 pela Horse, fornecedora de motores da Renault, e será combinado a um câmbio CVT de oito marchas simuladas em todas as versões.

O design do Boreal será baseado no Dacia Bigster, mas com modificações para se diferenciar do modelo europeu, incluindo mudanças nos balanços dianteiro e traseiro. As dimensões do SUV devem ficar em torno de 4,60 metros de comprimento, 1,80 metros de largura, 1,70 metros de altura e 2,70 metros de entre-eixos, garantindo um porte médio.

Internamente, o Boreal seguirá o padrão do Dacia Sandero Stepway de terceira geração, mas com ajustes no acabamento e materiais para atender às preferências do público brasileiro.

possível Renault Boreal em testes no Brasil — Foto: Reprodução/Placa Verde

Tecnologia e segurança

O Renault Boreal também se destacará pelo pacote avançado de assistentes de direção (ADAS), superando o Kardian em recursos de segurança. Além de frenagem autônoma de emergência e alerta de mudança de faixa, o modelo trará sistemas como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego e uma frenagem autônoma mais robusta, com detecção de pedestres.

O vice-presidente de engenharia da Renault para a América Latina, Antônio Fleischman, revelou que o Boreal contará com uma combinação de radar e câmeras para monitoramento de faixa, aumentando a eficácia da frenagem autônoma.

Com o lançamento previsto para o final de 2025, o Renault Boreal deve ser comercializado entre R$ 180 mil e R$ 220 mil, consolidando-se como uma nova opção para quem busca um SUV de médio porte, com um bom equilíbrio entre tecnologia, segurança e desempenho.

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
Google search engine

Mais Popular