A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por intermédio da Comissão Nacional de Kart (CNK), divulgou nesta quarta-feira (30) comunicado sobre a atualização da lista de equipamentos homologados para as competições de kart e publicada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em seu site.
Com o objetivo de preservar a segurança dos competidores, a CBA/CNK realiza constantemente nos eventos nacionais de kart a vistoria da indumentária, conferindo os itens, que devem estar dentro dos prazos de homologação.
O novo documento publicado pela FIA destaca, especialmente, a questão dos macacões permitidos pela entidade máxima e que já serão obrigatórios para a disputa da 58ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, em outubro e novembro (Grupos 1 e 2), bem como a 7ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart Rotax.
Confira o comunicado:
No sentido de manter a segurança dos pilotos preservada, a CBA realiza vistoria de indumentária constantemente em seus campeonatos nacionais de kart, onde confere os itens que necessariamente devem estar dentro dos prazos de homologação.
Com o crescimento do kartismo no Brasil, diversas marcas surgiram no mercado, algumas delas para atender particularmente o kart rental. Com o intuito de passar informações mais precisas aos pilotos que pretendem participar de competições profissionais, informamos que a FIA publica periodicamente uma atualização da lista de equipamentos (no caso macacões ou overalls) homologados, válidos ou cancelados, com as datas de final de produção autorizada e data máxima de validade das peças produzidas.
A lista de equipamentos homologados pela FIA está publicada no site da entidade e pode e deve ser acessada por todos os pilotos, equipes e demais envolvidos na competição. A última delas foi publicada no dia 8 de agosto de 2023: www.fiakarting.com/sites/default/files/2023-08/Homol%20Combi_Web_0.pdf
Pelas informações divulgadas na última lista, nota-se que algumas marcas e modelos presentes no mercado brasileiro tiveram suas homologações vencidas ou interrompidas, assim, é importante que os pilotos tenham conhecimento de quais macacões e marcas podem ou não ser utilizados em competições nacionais, como o Campeonato Brasileiro de Kart, que será realizado nos meses de outubro e novembro deste ano.
Os macacões homologados devem possuir selo holográfico FIA e estarem dentro do prazo de homologação. Não serão aceitas peças que tiveram a homologação cancelada devido a problemas de segurança, nem peças identificadas como produzidas depois da data limite determinada pela FIA para tal.
Os critérios de estado geral de conservação também continuarão a ser observados pelos comissários desportivos durante as vistorias, como tem ocorrido até este momento durante as competições.
Comissão Nacional de Kart
Dúvidas sobre os equipamentos homologados poderão ser esclarecidas pelo e-mail: cnk@cba.org.br
Mais informações: www.cba.org.br
Comunicação CBA