quarta-feira, junho 26, 2024
- Publicidade -
InícioCarrosElétricosGoverno de São Paulo propõe vagas com chuveiros e estrutura para carros...

Governo de São Paulo propõe vagas com chuveiros e estrutura para carros elétricos

Propostas polemicas na Consulta Pública do Corpo de Bombeiros visam Regular Carregadores e Estacionamentos com Aparelhos

Incêndios em veículos elétricos representam um desafio global para os serviços de bombeiros. Em acidentes envolvendo carros a bateria, o fogo tende a persistir por mais tempo e requer uma quantidade maior de água para ser controlado. Diante dessa realidade, o Corpo de Bombeiros de São Paulo lançou uma consulta pública com o objetivo de estabelecer regulamentações para vagas de estacionamento e carregadores de veículos elétricos.

A consulta pública sobre a minuta do Parecer de “Ocupações com estações de recarga para veículos elétricos” estará aberta por 30 dias a partir da publicação, agendada para esta sexta-feira (5), no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Entre as propostas apresentadas, estão regulamentações técnicas para a instalação de carregadores e medidas de segurança estrutural, como a presença de equipamentos que permitam o desligamento manual dos carregadores a uma distância de 20 a 40 metros do aparelho, além da obrigação de disponibilizar extintores e sinalizações de perigo.

Os aspectos mais controversos da proposta concentram-se nas especificações para as vagas de estacionamento. Uma das alternativas sugeridas é estabelecer uma distância mínima de cinco metros entre os carros elétricos estacionados em pontos de carregamento. Além disso, discute-se a possibilidade de instalar paredes corta-fogo entre os veículos como medida preventiva.

Para garagens cobertas, a proposta inclui a instalação de chuveiros automáticos equipados com detectores de fumaça. Adicionalmente, considera-se viável a instalação de chuveiros individuais, desde que a vaga seja cercada por paredes corta-fogo até o teto. A proposta também visa proibir a instalação de carregadores em estacionamentos localizados em áreas de difícil acesso.

Se aprovado, o parecer estabelecerá um prazo de um ano para que as adaptações necessárias sejam realizadas. Edifícios já licenciados para a instalação de carregadores teriam a obrigação de atualizar seus pareceres, mesmo que já estejam em conformidade com as normas atuais.

- Publicidade -
Google search engine
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
Google search engine

Mais Popular