A Ford acaba de lançar no Brasil a F-150 Tremor, uma versão voltada para aventuras fora de estrada que eleva o nível da linha da picape. Com modificações substanciais no conjunto de suspensão e novos recursos voltados ao off-road, ela passa a ocupar o posto de versão mais equipada da gama, custando R$ 580 mil — ainda abaixo do valor cobrado pela versão de entrada da Ram 1500, que parte de R$ 584 mil.
Visualmente, a Tremor se destaca pelos detalhes em laranja que realçam sua proposta aventureira, incluindo um novo desenho de grade com iluminação lateral que se integra ao conjunto óptico em LED. Outros elementos visuais incluem adesivos personalizados nas laterais e na tampa da caçamba.
A funcionalidade também foi reforçada. A nova versão traz um gancho de reboque traseiro inédito na linha e um para-choque dianteiro redesenhado, que melhora o ângulo de ataque, agora em 28°, contra os 24,3° das demais versões.
Para enfrentar terrenos acidentados, a picape ganhou um pacote completo de suspensão off-road, com novos amortecedores, molas e barra estabilizadora. A geometria da direção também foi alterada, com uma nova manga de eixo, resultando em maior vão livre do solo — 277 mm, ante os 239 mm das demais versões. A capacidade de imersão é de 600 mm, com ângulo de saída de 24,1° e aptidão para rampas de até 21°.

No trem de força, o consagrado motor V8 5.0 Coyote segue em ação, entregando 405 cavalos e torque de 56,7 kgfm, acoplado a uma transmissão automática de 10 marchas. O sistema de tração oferece quatro configurações: 4×2, 4×4 Automático, 4×4 Alto e 4×4 Reduzido.
Entre os recursos voltados ao uso em trilhas, destaca-se o controle de cruzeiro off-road, que opera até 32 km/h, mantendo velocidade constante mesmo em aclives ou declives. A função “one pedal drive” também está disponível, facilitando o controle em terrenos mais desafiadores ao desacelerar o veículo automaticamente ao tirar o pé do acelerador.
Outro destaque é o assistente de curva, que reduz o raio de giro ao bloquear a roda traseira interna em manobras fechadas — ideal para trilhas estreitas. Esses recursos são exclusivos para os modos de tração 4×4.
A picape ainda conta com o Pro Trailer Assist, um sistema inteligente que ajuda o motorista a acoplar e manobrar reboques com precisão, utilizando algoritmos que detectam e alinham o engate.
Na parte funcional da caçamba, a Tremor traz o Pro Power Onboard, uma fonte de energia com tomadas de 120V capazes de fornecer até 2.000W, útil para equipamentos elétricos em acampamentos ou locais de trabalho.
Por dentro, a cabine mantém o nível premium da linha, com bancos exclusivos da versão Tremor e costuras em laranja. O pacote tecnológico inclui central multimídia Sync 4 de 12 polegadas com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, painel digital de 12’’, carregador por indução, ar-condicionado digital dual zone e atualizações remotas via OTA.

Os sistemas de assistência à condução permanecem completos: piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência, assistente de faixa, câmera 360°, além de oito airbags.
Outro detalhe exclusivo da Tremor são os seis interruptores personalizáveis no teto da cabine. Eles permitem a instalação de acessórios como luzes auxiliares, guinchos e compressores, com conexões de 10A a 30A.
A nova F-150 Tremor já está disponível nas concessionárias brasileiras e apresenta também uma nova tonalidade de carroceria, o branco Space. A Ford planeja expandir a linha Tremor para outros modelos da marca, incluindo a Maverick, que será reestilizada em breve.