Apesar do retorno do imposto de importação para carros híbridos e elétricos, o ano de 2024 promete ser marcado por lançamentos significativos. Entre eles, destaca-se o BYD Dolphin Mini, um subcompacto que chega ao mercado brasileiro para competir com modelos como o Renault Kwid E-Tech, Caoa Chery iCar e Jac E-JS1, não apenas em proposta, mas também em termos de preço.
Mesmo considerando o imposto de importação de 10%, a BYD planeja posicionar o Dolphin Mini em torno dos R$ 120 mil. Esse preço o coloca no mesmo patamar que o iCar, atualmente o carro elétrico mais acessível no país.
O Dolphin Mini, que será o quarto subcompacto elétrico disponível no mercado brasileiro, apresenta dimensões compactas, com 3,78 metros de comprimento, 1,71 metro de largura e 1,54 metro de altura. A distância entre-eixos é de 2,50 metros, o que representa uma redução de 20 centímetros em relação ao modelo Dolphin anterior.
Embora a capacidade do porta-malas não tenha sido divulgada, estima-se que seja em torno de 200 litros. A fabricante destaca que é possível acomodar duas malas de tamanho padrão no compartimento.
O modelo é equipado com um motor elétrico único que oferece uma potência de 74 cv, superando os concorrentes Kwid, iCar e E-JS1 nesse aspecto. As opções de bateria incluem capacidades de 30 kWh ou 38,8 kWh. A autonomia do modelo com a bateria maior é estimada em 405 km no otimista padrão chinês, enquanto no cenário brasileiro, espera-se que alcance aproximadamente 300 km. Esses atributos fazem do BYD Dolphin Mini uma opção relevante e competitiva no mercado de carros elétricos subcompactos.