A mistura de um carro esportivo com um SUV de 7 lugares é uma receita que não é muito simples de dar certo, mas a Mercedes-Benz conseguiu aliar bem esses dois conceitos que parecem distintos dentro de um só veículo.
O Mercedes-AMG GLB 35 reúne exatamente estes segmentos: pode ser usado em uma pista para acelerar, como também é convidativo para levar a família toda para uma longa viagem, mas para isso é necessário investir R$ 532.990.
O GLB 35 2022 é impulsionado pelo motor quatro cilindros 2.0 turbo de 306 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque. O câmbio é automático de dupla embreagem AMG Speedshift com oito marchas, uma a mais em relação a linha anterior, enquanto a tração é integral variável 4Matic.
O SUV pode alcançar de 0-100 km/h em apenas 5,3 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h. Em nossa avaliação rodamos com o modelo vazio, mas a segurança e estabilidade em curvas realmente surpreende para um veículo familiar.
O consumo médio foi de aproximadamente 8,6 km/l na cidade e 12,5 km/l em trechos rodoviários. O crossver roda somente com gasolina.
Em relação ao design do carro, o GLB 35 apimentado apresenta faróis full-LED, grade frontal com lâminas na vertical, símbolo da Mercedes ao centro e com câmera frontal e radar ocultos. As rodas de liga leve são aro 21 polegadas e as saias laterais têm friso cromado.
O GLB 2022 mede 4,65m de comprimento, 2,02m de largura, 1,66m de altura e tem 2,82m de distância entre-eixos.
Luxo interno e bagageiro polêmico
O espaço interno do GLB é realmente farto, mas o porta-malas é polêmico. São apenas 130 litros com as três fileiras de assentos posicionadas. Caso opte por rebater a última delas, o bagageiro é ampliado para 570 litros e com duas rebatidas a litragem salta para 1.805. Se você for viajar com sete pessoas no carro é melhor não ter muita bagagem.
Pelo novo volante AMG é possível alterar o tipo de condução. O modo Sport+ é o mais apimentado deles e pelo Individual o motorista pode configurar de acordo com seu próprio gosto. Ainda estão disponíveis: Slippery (para piso escorregadio), Comfort e o Sport.
Essas mudanças na condução alteram o controle da rigidez da suspensão, respostas do acelerador e câmbio, além do som do escapamento, que é uma das atrações desse veículo se você gostar daquele ronco alto característico dos AMG. Para isso foram colocadas duas saídas de escape, uma em cada lado da traseira.
A cabine ainda traz uma pegada moderna e intimista com iluminação ambiente e saídas de ar variando as cores. Ela pode ficar azul com o comando do ar-condicionado digital sendo colocado em baixas temperaturas, enquanto a luz vermelha aparece com o aumento (aquecimento) da temperatura.
O painel de instrumentos e central multimídia são oferecidos com a mesma medida: 10,2 polegadas, com telas 100% digitais e que se completam. Além do novo volante AMG com base reta, o luxo também aparece no teto solar panorâmico, bancos com ajustes de lombar, costuras aparentes em vermelho e cinto de segurança nesta mesma cor.
O GLB 35 ainda dispõe de controle de cruzeiro adaptativo, bancos com ajustes elétricos e de memória, assistente de estacionamento, câmera de ré e keyless-go. A compatibilidade dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay com a multimídia MBUX é possível somente via cabo.
Apesar de ser um veículo bem exclusivo, o Mercedes-AMG GLB 35 pode ser considerado concorrente da nova KIA Carnival e BYD Tan, sendo este último elétrico.