O Renault Kardian tem se destacado no mercado automotivo, a ponto de ser eleito o Carro do Ano 2025 pela Autoesporte, uma das premiações mais prestigiadas do setor no Brasil. No entanto, nenhum veículo é perfeito, e o SUV compacto também possui seus desafios.
Para ajudar você a decidir se o Kardian Evolution é a escolha certa, analisamos os prós e contras da versão de entrada, vendida a partir de R$ 106.990. Esta configuração específica é a única da categoria a combinar motor turbo com câmbio manual, o que traz características únicas ao modelo fabricado em São José dos Pinhais (PR).
Descubra agora os cinco destaques positivos e os cinco aspectos que podem ser um problema no Renault Kardian manual.
Pontos positivos do Renault Kardian manual
1. Experiência de condução
O Kardian Evolution é equipado com um motor 1.0 turbo TCe de três cilindros, capaz de entregar 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque com etanol. Esse motor se combina perfeitamente com o câmbio manual de seis marchas, proporcionando uma direção ágil e prazerosa.
Os engates precisos da transmissão, desenvolvida pela Horse, garantem um desempenho envolvente, ideal para quem gosta de dirigir. Para os entusiastas, é uma experiência que se destaca na categoria.
2. Lista de equipamentos completa
Mesmo sendo a versão de entrada, o Kardian Evolution oferece uma lista generosa de itens de série: seis airbags, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel digital de 7 polegadas, câmera de ré, sensores de estacionamento e ar-condicionado digital com função automática.
3. Acabamento acima da média
O acabamento interno impressiona, especialmente considerando outros modelos da marca. Há bancos com detalhes em vermelho, peças bem encaixadas e maçanetas internas acetinadas, que conferem um toque de sofisticação ao modelo, incomum em SUVs compactos de entrada.
4. Isolamento acústico eficiente
Embora o motor 1.0 tricilíndrico transfira um pouco de ruído para o interior, o isolamento acústico supera o de concorrentes como o Fiat Pulse. Isso contribui para viagens mais silenciosas e agradáveis, dentro dos padrões da categoria.
5. Altura elevada do solo
Com 21 cm de altura em relação ao solo, além de ângulos de entrada (20°) e saída (36°) favoráveis, o Kardian encara rampas e lombadas sem dificuldades. Esses números superam rivais como Citroën Basalt e Fiat Pulse.
Pontos negativos do Renault Kardian manual
1. Condução no trânsito urbano
Para quem prefere câmbio automático, o pedal da embreagem pode ser um incômodo, especialmente em situações de trânsito intenso. Apesar do assistente de partida em rampa, o câmbio manual exige mais esforço no dia a dia.
2. Central multimídia com limitações
A central de 8 polegadas tem resolução baixa e interface pouco intuitiva. Embora prometido, o Apple CarPlay sem fio não funcionou de forma consistente durante os testes, obrigando o uso de cabo para conectar.
3. Ergonomia pouco favorável
O banco do motorista não oferece o conforto esperado, e a posição de dirigir é mais semelhante à de um hatch do que a de um SUV, o que pode desagradar quem busca a sensação elevada típica do segmento.
4. Rodas de aço disfarçadas
As rodas de 16 polegadas são de aço, mas usam calotas que simulam liga-leve. Embora não comprometam a estética, podem passar uma impressão errada para consumidores menos atentos.
5. Desempenho inferior ao automático
Com câmbio manual, o Kardian é ligeiramente mais lento do que as versões automáticas. Ele faz de 0 a 100 km/h em 11 segundos, enquanto as opções com transmissão automatizada de dupla embreagem alcançam a marca em 10 segundos.
O Renault Kardian Evolution manual combina qualidades que o tornam atraente para quem busca um SUV acessível e divertido de dirigir, mas apresenta limitações que podem pesar na escolha. Avalie o que é mais importante para você e veja se ele se encaixa no seu perfil!
Siga Piloto Caro no Instagram: @piloto.caro