A família de veículos elétricos ID. ainda está em desenvolvimento no catálogo da Volkswagen, mas a marca alemã já está se preparando para lançar sua próxima plataforma de veículos elétricos, que será compartilhada por todas as marcas do grupo. Desde o anúncio dessa futura arquitetura em 2021, houve atrasos que indicam que o desafio é grande, mas há indícios de que em 2026 ela estará disponível nas ruas.
O CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, destacou o compromisso do grupo em lançar abrangentemente sua nova arquitetura elétrica até 2026. Essa arquitetura é chamada de SSP (Plataforma de Sistemas Escaláveis, em tradução livre) e será utilizada em uma variedade de veículos, desde carros urbanos até carros esportivos, podendo incluir modelos com mais de 1.700 cv.
“Com a arquitetura SSP, buscamos o equilíbrio entre a necessidade de escala e padronização, e a diferenciação e velocidade”, enfatizou Blume. Um dos principais objetivos dessa tecnologia é reduzir os custos, incluindo o uso de baterias de lítio-fosfato de ferro (LFP), em substituição às baterias de íons de lítio atualmente utilizadas.
Por meio dessa e de outras medidas, o CEO acredita que será possível alcançar uma margem de lucro equivalente entre os veículos elétricos e os veículos a combustão. “As arquiteturas veiculares correspondem a 75% dos custos de um veículo elétrico, em comparação com 10% de um veículo a combustão”, explicou o executivo.
O CEO também revelou alguns detalhes sobre o desempenho dos veículos com a plataforma SSP: eles poderão ser carregados de 10% a 80% em uma média de 12 minutos, o que é muito mais rápido do que os atuais modelos baseados na plataforma MEB, que levam cerca de 35 minutos. Além disso, espera-se que a plataforma SSP possibilite a automação veicular de nível 4, algo que ainda não existe em nenhum carro disponível atualmente no mercado.
As marcas do Grupo Volkswagen serão responsáveis por desenvolver, de forma independente, alguns elementos da plataforma SSP com base no tamanho e no custo de seus segmentos principais, a fim de acelerar o desenvolvimento. A Volkswagen liderará o desenvolvimento dos componentes para subcompactos e carros urbanos, que também serão utilizados pela Cupra, Skoda e Audi. Os componentes para carros de médio porte serão desenvolvidos pela Audi e usados pela Volkswagen, Porsche e Skoda. No caso dos componentes de carros grandes, a Porsche será responsável pelo desenvolvimento.
Blume também mencionou que “os carros grandes da plataforma SSP utilizados pela Audi, Bentley e Lamborghini serão compartilhados em 14 modelos, com uma estimativa de cerca de 1,4 milhão de veículos combinados até 2038. Isso adicionaria €150 bilhões em receita de vendas”.
Antes do lançamento da plataforma SSP, serão lançadas duas outras plataformas. A primeira é a PPE (Premium Performance Electric), que começará a ser utilizada