O Volkswagen Virtus vai mudar no ano que vem. É que, com a iminente saída de linha do Voyage, o Virtus assumirá o posto de sedã mais barato da marca – e, por isso, passará pelas mesmas modificações aplicadas no Polo (que vai assumir o lugar do Gol como hatch mais barato).
Será uma espécie de “simplificação”. Para isso, o carro vai ganhar novos bancos dianteiros e traseiros (sem ajuste de altura), freios traseiros a tambor no lugar dos atuais a disco e motorização mais fraca.
O 1.0 três cilindros 200 TSI que atualmente equipa o modelo tem 128 cv de potência e 20,4 kgf.m. Pois em seu lugar entrará o 170 TSI, de 116 cv e 16,8 kgf.m.
Por tabela, o câmbio também mudará: continuará a ser um automático de seis marchas, porém mais barato. Mas a versão e entrada terá câmbio manual de cinco marchas.
O lado bom de todo esse processo é que o Virtus ficará mais econômico – caso justamente da versão de entrada, que combinará motor turbo com transmissão manual. Segundo o Inmetro, o consumo do modelo é de13,8 km/l na cidade e 16,3 kml na estrada, com gasolina.
Com o novo câmbio automático, o consumo aferido fica em 12,4 km/l na cidade e 15,6 km/l na estada. Mas o desempenho dá uma caída: o zero a 100 km/h passa de 9,9 segundos para 11, segundos. Nada que comprometa um modelo cuja vocação é mesmo urbana.
Com todas essas mudanças, espera-se que o preço do Virtus sofra uma redução de pelo menos R$ 5 mil – o preço do Polo, que já passou pelo processo, caiu R$ 7 mil, em média.
Os preços iniciais do Virtus na linha 2023 devem ficar entre R$ 95 mil e R$ 115 mil, com o valor da versão de entrada relativamente próximo ao do Voyage que ainda existe nas lojas por R$ 89.850.
Por enquanto, continuam as versões atuais e seus respectivos preços: Comfortline, a R$ 113.880; Highline, a R$ 130.030; e GTS, a R$ 148.920.