A primeira corrida sprint da temporada agitou a Fórmula 1 nesta sexta-feira, dando início ao novo formato do fim de semana do GP do Azerbaijão. Apesar de uma bandeira vermelha causada por Pierre Gasly ter limitado o tempo de pista das equipes na única sessão de treino livre, Max Verstappen conquistou a liderança no final.
Charles Leclerc e Sergio Pérez ficaram em segundo e terceiro, respectivamente, enquanto Carlos Sainz, Lando Norris, Nyck de Vries, Lance Stroll, Fernando Alonso, Alex Albon e Zhou Guanyu completaram o top 10. Lewis Hamilton ficou em 11º lugar, enquanto George Russell terminou na 17ª posição.

Na primeira metade desta semana que passou, foi aprovado um novo formato para os fins de semana de corrida que inclui uma corrida sprint e modifica a programação. Na sexta-feira, os pilotos terão apenas uma sessão de treino livre para realizar os ajustes necessários no carro, seguida pela classificação, no formato Q1/Q2/Q3, que determinará o grid de largada para a corrida principal no domingo.
Já no sábado, o dia começa com a qualificação para a corrida sprint. Essa qualificação segue o mesmo formato Q1/Q2/Q3, mas com tempos reduzidos para 12, 10 e 8 minutos. A corrida sprint encerra o dia e seu resultado final não será utilizado para a formação do grid de largada da corrida principal no domingo.


Devido à limitação de apenas uma sessão de treino livre para ajustar seus carros para o fim de semana, os pilotos não perderam tempo e a pista já estava cheia desde o primeiro minuto.
No entanto, com menos de 10 minutos de treino, a AlphaTauri enfrentou problemas. Em busca de reverter o mau começo de temporada, a equipe italiana assumiu riscos e introduziu várias atualizações no carro. Infelizmente, Tsunoda acabou rodando e furando um pneu, comprometendo o valioso tempo de pista para testar essas inovações.
Após os primeiros 15 minutos da sessão de treino, Verstappen estava liderando com o tempo de 01min43834, 0s282 à frente de Pérez. Leclerc estava em terceiro lugar, 0s771 atrás, com Sainz em quarto, a 1s805, e Ocon completando o top 5, a 2s121. Alonso ocupava a sexta posição, enquanto Russell e Hamilton ainda não tinham registrado tempos e estavam em 19º e 20º lugar, respectivamente.
No entanto, houve mais problemas na pista quando o motor de Gasly pegou fogo enquanto ele ainda estava no primeiro setor. Isso resultou em uma bandeira vermelha, o que comprometeu a sessão para todos, já que, em sessões de treino livre, a contagem regressiva não é interrompida.
Com 32 minutos ainda restantes no relógio, a sessão de treino foi retomada e os pilotos logo voltaram à pista.
A 20 minutos do final, Verstappen e Pérez mantiveram as primeiras posições com seus tempos, enquanto Sainz e Leclerc vinham em terceiro e quarto lugares, mas bem mais próximos, a 0s400 e 0s586, respectivamente. No entanto, Stroll fez uma boa volta e saltou de quinto para segundo lugar, a apenas 0s2 do tempo do holandês.
No final da sessão, Max Verstappen ficou em primeiro lugar com o tempo de 01min42s315, com Charles Leclerc em segundo e Sergio Pérez em terceiro. Os outros pilotos que completaram o top 10 foram Carlos Sainz, Lando Norris, Nyck de Vries, Lance Stroll, Fernando Alonso, Alex Albon e Zhou Guanyu. Lewis Hamilton ficou em 11º lugar e George Russell em 17º.
A próxima atividade da Fórmula 1 em Baku é a classificação, que define o grid de largada para a corrida de domingo. A sessão está programada para começar às 10h, horário de Brasília, com transmissão ao vivo pela Band, Bandsports e F1TV Pro.
Confira o resultado final do treino livre para o GP do Azerbaijão:
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Max Verstappen | Red Bull | Red Bull | 22 | 1’42.315 | ||
2 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 21 | 1’42.352 | 0.037 | |
3 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Red Bull | 22 | 1’42.454 | 0.139 | |
4 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 23 | 1’42.899 | 0.584 | |
5 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 22 | 1’43.125 | 0.810 | |
6 | 21 | Nyck de Vries | AlphaTauri | Red Bull | 24 | 1’43.414 | 1.099 | |
7 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 23 | 1’43.455 | 1.140 | |
8 | 14 | Fernando Alonso | Aston Martin | Mercedes | 20 | 1’43.560 | 1.245 | |
9 | 23 | Alexander Albon | Williams | Mercedes | 25 | 1’43.628 | 1.313 | |
10 | 24 | Guan Yu Zhou | Alfa Romeo | Ferrari | 23 | 1’43.748 | 1.433 | |
11 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 21 | 1’43.798 | 1.483 | |
12 | 81 | Oscar Piastri | McLaren | Mercedes | 23 | 1’43.980 | 1.665 | |
13 | 77 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo | Ferrari | 23 | 1’44.010 | 1.695 | |
14 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Red Bull | 18 | 1’44.137 | 1.822 | |
15 | 27 | Nico Hulkenberg | Haas | Ferrari | 21 | 1’44.323 | 2.008 | |
16 | 2 | Logan Sargeant | Williams | Mercedes | 16 | 1’44.900 | 2.585 | |
17 | 63 | George Russell | Mercedes | Mercedes | 20 | 1’45.082 | 2.767 | |
18 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 8 | 1’45.955 | 3.640 | |
19 | 10 | Pierre Gasly | Alpine | Renault | 7 | 1’46.321 | 4.006 | |
20 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 8 | 1’47.498 | 5.183 |