quinta-feira, junho 27, 2024
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Venom F5 Revolution leva 1.842 cv para as pistas e custa R$ 14,2 milhões

Venom F5 Revolution traz o mesmo V8 de 1.842 cv dos 'irmãos', mas ganha preparações especiais para melhorar o desempenho em pistas

Assim como os outros membros, o Venom F5 Revolution está equipado com o mesmo motor V8 6.6 biturbo Fury , que entrega 1.842 cv, e está acoplado a uma transmissão automatizada e calibrada para competições, que envia toda a tração para as rodas traseiras. A diferença está na sua preparação.

Uma das modificações mais visíveis é a adição de uma grande asa traseira de fibra de carbono, sendo uma das responsáveis pelo aumento de downforce gerado pelo Venom Revolution. Sozinha, a peça oferece mais de 362 kg de força descendente a 300 km/h, aumentando o valor para 635 kg quando a hiperesportivo alcança os 400 km/h.

Hennessey Venom F5 Revolution
Hennessey/Divulgação

A aerodinâmica é complementada pelo novo divisor dianteiro e difusor traseiro. Ambos são responsáveis por evitar que o ar passe pela parte inferior do veículo, assim, favorecendo o aumento de downforce. Já os dive planes – que são como pequenas asas montadas próxima às rodas danteiras – ajudam a deslocar o equilíbrio aerodinâmico para frente, o que segundo a Hennessey, melhora o desempenho do F5 Revolution nas curvas.

A família do Hennessey Venom F5 acaba de ficar maior. Depois das versões cupê e conversível, agora o hiperesportivo ganha uma variante modificada para as pistas, batizada de Revolution.

Assim como os outros membros, o Venom F5 Revolution está equipado com o mesmo motor V8 6.6 biturbo Fury , que entrega 1.842 cv, e está acoplado a uma transmissão automatizada e calibrada para competições, que envia toda a tração para as rodas traseiras. A diferença está na sua preparação.https://www.youtube.com/embed/CcMIa5mY5Nc?enablejsapi=1

O Revolution recebeu toda a atenção devida do engenheiro e piloto John ‘Heinrocket’ Heinricy, famoso por liderar projetos como do Chevrolet Corvette Z06 e Caddilac CTS-V, e que foi o responsável por trazer melhorias para alcançar melhor desempenho nas pistas.

Uma das modificações mais visíveis é a adição de uma grande asa traseira de fibra de carbono, sendo uma das responsáveis pelo aumento de downforce gerado pelo Venom Revolution. Sozinha, a peça oferece mais de 362 kg de força descendente a 300 km/h, aumentando o valor para 635 kg quando a hiperesportivo alcança os 400 km/h.

Hennessey Venom F5 Revolution
Hennessey/Divulgação

A aerodinâmica é complementada pelo novo divisor dianteiro e difusor traseiro. Ambos são responsáveis por evitar que o ar passe pela parte inferior do veículo, assim, favorecendo o aumento de downforce. Já os dive planes – que são como pequenas asas montadas próxima às rodas danteiras – ajudam a deslocar o equilíbrio aerodinâmico para frente, o que segundo a Hennessey, melhora o desempenho do F5 Revolution nas curvas.

Hennessey Venom F5 Revolution
Hennessey/Divulgação

Como um bom carro de pista, o Revolution precisava ser ainda mais leve. De acordo com a montadora, ele pesa cerca de 1.360 kg, aproximadamente 100 kg a mais que um Volkswagen T-Cross, fazendo dele o F5 Venom mais leve já feito.

A suspensão duplo A também recebeu atenção especial. Agora, os amortecedores podem ser configurados utilizando ferramentas simples, deixando mais fácil modificar as características do conjunto de acordo com cada circuito. 

Hennessey Venom F5 Revolution
Hennessey/Divulgação

O sistema de resfriamento do motor também foi aperfeiçoado com uma nova entrada de ar central, montada no teto, que manda o ar frio diretamente para o compartimento do motor. Na parte tecnológica, o Venom F5 Revolution ganhou um novo sistema de telemetria, em que o piloto pode monitorar em tempo real ou armazenar dados de tempos de volta, parciais, forças G nas curvas, entre outros.

Hennessey Venom F5 Revolution
Hennessey/Divulgação

Embora o Venom F5 tenha recebido todas essas melhorias pensando no desempenho, a Hennessey não divulgou seus números de aceleração ou velocidade máxima. O que podemos esperar dele é a “agilidade de um caça a jato, mas com um motor como um foguete Saturno V!”, como descreveu o CEO e fundador da empresa, John Hennessey.

Hennessey Venom F5 Revolution
Hennessey/Divulgação

Apenas 24 unidades do Venom F5 Revolution serão construídas, das quais um punhado não especificado pela Hennessey já está vendida pelo preço de U$ 2,7 milhões, cerca de R$ 14,2 milhões de reais. A apresentação oficial acontecerá no próximo dia 15, no Miami Motorcar Cavalcade Concours d’Elegance, nos Estados Unidos.

Hennessey Venom F5 Revolution
Hennessey/Divulgação
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