Depois de mais de um ano e meio desde o anúncio oficial de sua chegada ao Brasil, a Omoda & Jaecoo finalmente dá início às suas atividades por aqui. E quem inaugura essa nova fase é o Omoda E5, um SUV 100% elétrico que desembarca no mercado nacional por R$ 209.990 — valor que o coloca para disputar espaço com modelos híbridos e elétricos de peso, como o GWM Haval H6, BYD Song Plus, Volvo EX30, além dos BYD Yuan Pro e Yuan Plus.
Para quem não conhece, a Omoda & Jaecoo faz parte do Grupo Chery, criado para atuar no cenário global com linhas de produtos próprias. As marcas funcionam de forma independente: a Omoda é voltada para um público mais jovem e posicionado acima da tradicional Chery, enquanto a Jaecoo terá um perfil mais premium, mesclando visual aventureiro com foco em lifestyle.
SUV médio com proposta elétrica
O Omoda E5 chega ao país em versão única — e completa. A estratégia inicial previa também uma configuração a combustão com sistema híbrido-leve, mas a marca optou por focar apenas na opção elétrica e já trabalha para, futuramente, lançar um modelo híbrido completo, nos moldes do Toyota Corolla Cross Hybrid.
Construído sobre a mesma plataforma do Caoa Chery Tiggo 5X, o E5 possui dimensões semelhantes ao Jeep Compass: são 4,40 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,90 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda 340 litros.

Visual ousado e recheado de equipamentos
Visualmente, o SUV aposta em linhas modernas e no conceito de SUV-cupê, fugindo do estilo convencional de outros modelos chineses. Sob o capô — ou melhor, no eixo dianteiro — está um motor elétrico que entrega 204 cv de potência e 34,7 kgfm de torque. Alimentado por uma bateria de 61,1 kWh, o modelo oferece autonomia de 345 km (segundo o Inmetro) e permite recargas rápidas de até 80 kW. No desempenho, acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e atinge 172 km/h de velocidade máxima.
Lista de equipamentos digna de SUV premium
Por ser vendido em configuração única, o E5 já traz todos os itens que a marca oferece em outros mercados. Entre os destaques, estão:
- Seis airbags
- Assistente de permanência em faixa
- Piloto automático adaptativo
- Frenagem automática de emergência
- Alerta de tráfego cruzado
- Painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas
- Central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Sistema de som Sony
- Carregador wireless de 50W
- Ar-condicionado digital dual zone
- Câmera 360°
- Teto solar panorâmico
- Faróis full LED
- Banco do motorista com ajustes elétricos
Com esse pacote robusto e preço competitivo, o Omoda E5 promete esquentar a disputa no segmento de SUVs médios eletrificados, onde a concorrência não para de crescer.