Pode parecer inusitado, mas o carro elétrico mais vendido da General Motors não é exatamente um Chevrolet. Trata-se do Honda Prologue EV, um SUV movido a bateria que atingiu 33.017 unidades comercializadas, superando o Chevrolet Blazer EV, que registrou 23.115 vendas. Porém, há um detalhe curioso: o Prologue é essencialmente um Blazer em “disfarce”.
Design Compartilhado, Identidade Distinta
Embora carregue o design e o emblema da Honda, o Prologue utiliza a mesma plataforma, mecânica e linha de produção do Blazer EV, localizada em Ramos Arizpe, no México. Este SUV, fruto da colaboração entre as duas montadoras, também superou o Equinox EV, que fechou 2024 com 28.874 unidades vendidas. Com dimensões de um SUV médio, o Prologue mede 4,87 metros de comprimento e tem 3,09 metros de entre-eixos. Ele utiliza a plataforma Ultium da GM, compartilhada com modelos elétricos da Cadillac e Hummer.
Parceria GM e Honda: Colaboração Breve, Mas Impactante
Em 2020, GM e Honda firmaram uma parceria para o desenvolvimento de veículos elétricos inéditos. Contudo, o acordo foi descontinuado em 2023. Mesmo assim, a entrada da Honda no segmento de SUVs elétricos se deu por meio dessa colaboração inicial com a GM.

Honda Prologue: Tecnologia e Diferenciação
O Honda Prologue conta com baterias de 85 kWh fornecidas pela GM. O modelo está disponível em cinco versões, que oferecem trção dianteira com 212 cv ou trção integral com 288 cv. Sua autonomia máxima é de cerca de 470 km, segundo o padrão norte-americano de medição.
Diferenças Entre Prologue e Blazer EV
Apesar das similaridades estruturais, o Prologue e o Blazer EV têm diferenças marcantes. O design do SUV da Honda é mais discreto, enquanto o Blazer aposta em um visual futurista. No interior, o Prologue traz uma tela de multimídia de 11,3 polegadas com suporte a Android Auto e Apple CarPlay. Isso contrasta com a tela de 17,7 polegadas do Blazer, que utiliza apenas o sistema Google nativo.
Outra diferença é o painel de instrumentos digital do Honda, que utiliza uma tela de 11 polegadas e inclui botões físicos, inexistentes no modelo da Chevrolet. Quanto ao preço, o Prologue é mais caro: custa a partir de US$ 49.000, enquanto o Blazer EV parte de US$ 45.000.
Conclusão: O Impacto da Colaboração
Com isso, a Honda e a GM mostram que, mesmo em colaborações de curta duração, é possível conquistar grandes resultados no mercado de veículos elétricos.