O Parque Ibirapuera recebe, pelo segundo ano consecutivo, o Renault E-Tech 100% electric days, um grande seminário de eletrificação e soluções de mobilidade, promovido pela Renault do Brasil, que reúne fornecedores, clientes, poder público e empresas para discutir o futuro da mobilidade no Brasil. O evento, aberto ao público, ocorre nos dias 21 e 22 de setembro, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, dentro do Parque Ibirapuera (SP), irá fomentar debates sobre eletrificação, soluções de mobilidade e a estratégia ESG.
A presença da Renault no Parque Ibirapuera reflete o novo posicionamento da marca e a parceria com a Urbia, responsável pela gestão do Parque. Como resultado, em junho deste ano, as quadras de saibro foram totalmente renovadas, e já estão disponíveis para uso da população. Outros projetos estão previstos.
De 21 a 27 de setembro, o parque também receberá uma série de ativações da marca, com a exposição interativa da gama Renault E-Tech 100% elétrica, realização de ações esportivas, experiências gastronômicas, dentre outras atividades.
“Realizar novamente o Renault E-Tech 100% electric days no Ibirapuera, é motivo de grande orgulho para nós, em especial neste palco plural que é o Pavilhão das Culturas Brasileiras. É um ambiente que vem de encontro com os valores da Renault, uma marca humana, calorosa, inovadora e responsável, que possui os conceitos de ESG no centro da construção da nossa estratégia de negócios”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault.
Durante os dois dias de evento, o Renault E-Tech 100% electric days promoverá diversas palestras e painéis de discussão, com a participação de renomados especialistas do ecossistema de mobilidade sustentável e ESG.
No dia 21, as discussões iniciaram hoje, às 15h, com a abertura do evento, conduzida pelo presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo. Na sequência, o presidente da ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores –, Marcio de Lima Leite, traça um panorama sobre o futuro da eletrificação no Brasil. Uallace Moreira Lima, secretário do Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços conclui a cerimônia de abertura.
O primeiro dia de palestras será encerrado com a apresentação de Masao Ukon, managing diretor & senior partner da consultoria Boston Consulting Group (BCG), que apresentará o caminho da descarbonização no setor automotivo.
O segundo dia de evento será focado nos painéis de discussão sobre eletromobilidade, descarbonização, ESG, dentre outros temas. No painel “Desafios da eletrificação nas cidades”, empresas, fornecedores e fabricantes irão apresentar soluções, cases e debater o tema, sob moderação do jornalista Marcos Rozen, editor do canal Use Elétrico. A descarbonização como estratégia de negócio será outro importante painel que terá a participação de sistemistas, consultores e fabricantes do setor automotivo, sob a moderação da editora-chefe da Automotive Business, Giovanna Riato.
Durante o Renault E-Tech 100% electric days, o vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Ewerton Fulini falará sobre as ações realizadas nos 30 anos da instituição.
O evento também será palco para discussões sobre ESG, como o painel “ESG, da teoria à prática dentro das empresas e o seu impacto na sociedade”, que terá a participação do vice-presidente do Instituto Renault, Caique Ferreira e especialistas do setor privado, com a moderação de Denise Hills, pioneira dos ODS para Finanças Sustentáveis da ONU.
Já o painel “As oportunidades do ‘S’, dentro do ESG gerando impacto social”, terá a participação de autoridades no tema, sob a moderação da jornalista Lana Pinheiro, editora do canal “ESG por Lana Pinheiro”.
Participam dos diferentes painéis a AMBEV, Anfavea, Automotive Business, BCG, Enel Brasil, ESG por Lana Pinheiro, Grupo CCR, Instituto Renault, Instituto Patrícia Medrado, Instituto Ayrton Senna, Mobilize, ONG Gastromotiva, Raízen Power, Robert Bosch América Latina, SEED Consultoria em Sustentabilidade, Universidade Zumbi dos Palmares, Use Elétrico e WEG.
Ativações Renault no Parque Ibirapuera
De 21 a 27 de setembro, o Parque Ibirapuera terá diversas ativações especiais para os visitantes. Estarão expostos de forma temática e interativa, os modelos da gama elétrica Renault:
· Kwid E-Tech 100% elétrico, nas proximidades da Bienal
· Kangoo E-Tech 100% elétrico, ao lado do Pavilhão das Culturas Brasileiras
· Megane E-Tech 100% elétrico, nas imediações das quadras de tênis de saibro
· Os visitantes também poderão realizar test-drives com os modelos 100% elétricos Kwid E-Tech e Megane E-Tech, entre 10h e 18h, com saída próxima à Oca.
As experiências do Renault E-Tech 100% electric days vão além dos veículos elétricos. O restaurante Selvagem oferecerá dois pratos especiais denominados Megane E-Tech 100% elétrico e E-Tech 100% elétrico e o Quiosque Sabiá
comercializará o suco especial pré-treino denominado Megane E-Tech 100% elétrico e outro pós-treino, o E-Tech 100% elétrico.
Em parceria com a Strava e a MPR Assessoria esportiva a Renault promoverá atividades esportivas em diversos pontos do parque, convidando os visitantes a praticarem caminhada e corrida.
A Renault irá realizar a neutralização de carbono de todas as atividades geradas pelas ativações da marca no Renault E-Tech 100% electric days, por meio do plantio de mil mudas de árvores em Reserva de Mata Atlântica, após a realização dos eventos. O processo de neutralização de carbono é certificado pela Eccaplan consultoria em sustentabilidade.
Megane E-tech 100% elétrico
O Renault E-Tech 100% electric days também é palco para o lançamento do Megane E-Tech 100% elétrico, o primeiro veículo com a nova identidade da marca Renault no país e que se destaca pelo seu design inovador, prazer em dirigir 100% elétrico e inovação high- tech.
A Renault é pioneira e está na vanguarda em mobilidade elétrica, com mais de 10 anos de experiência na concepção, desenvolvimento, fabricação e comercialização de veículos elétricos. São mais de 450 mil veículos 100% elétricos Renault circulando no mundo.
A Renault está trazendo toda essa expertise para o Brasil, com uma gama E-Tech completa, formada por veículos de passeio e utilitários. Além do lançamento do Megane E-Tech, a Renault também confirma a vinda para o Brasil do Kangoo E-Tech 100% elétrico.
Mobilize
Os visitantes do Renault E-Tech 100% electric days poderão conferir as soluções de mobilidade, energia e serviços financeiros ofertadas pela Mobilize, marca do Renault Group.
No estande está disponível uma unidade do Kwid E-Tech 100% elétrico, que integra a parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel) para a estruturação de uma frota de veículos elétricos compartilhados. O projeto iniciado no mês de março alcançará 30 veículos até o final do ano, via Mobilize Share, serviço de carsharing e locação de curta duração para os colaboradores da geradora e distribuidora de energia paranaense.
Apoio institucional ao Renault E-Tech 100% electric days
A segunda edição do Renault E-Tech 100% electric days é apoiada pelo segundo ano consecutivo pela Mobilize, Raízen Power e WEG. Neste ano, o evento também tem apoio da Robert Bosch América Latina.
A Raízen Power, participa garantindo zero emissões líquidas de carbono relacionadas à energia elétrica, por meio do registro de créditos de carbono, uma forma certificada internacionalmente que contribui para a mitigação do efeito estufa na atmosfera.
Os carregadores para abastecer os Megane E-Tech 100% elétricos durante o evento serão disponibilizados pela WEG e e-mob, com instalação realizada pela Neoenergia. Também são apoiadoras do evento AMBEV, Nestlé e Splash bebidas urbanas.
Sobre a Renault do Brasil
Produzindo no Brasil há 25 anos, a Renault do Brasil conta com 5,3 mil colaboradores duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de Veículos de passeio (CVP) e a de Comerciais leves (CVU).
Com uma gama completa com Kwid, Stepway, Logan, Duster, Captur, Oroch, Master e, ainda, os veículos 100% elétricos Kwid E-Tech e Megane E-Tech, a Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes.
Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos.
A Renault desenvolve, ainda, soluções de geração de energia limpa, com parceiros, como, por exemplo, o projeto de Fernando de Noronha onde foi construída uma garagem fotovoltaica que abastece os mais de 45 veículos elétricos que rodam por lá.
O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou mais de 865 mil pessoas ao longo dos seus 12 anos nos eixos de Inclusão e Segurança