No último sábado (4), o Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, na Grande Belo Horizonte, foi palco de duas emocionantes provas do Open do Brasileiro do Grupo 2. Pilotos de várias partes do Brasil se reuniram para essa competição, incluindo o talentoso piloto local, Rafael Guimarães, que competiu na categoria Mini 2T.
O Open do Brasileiro é conhecido por ser um treino intensivo para o Campeonato Brasileiro, já que é realizado na mesma pista que sediará o campeonato nacional de kart. E, Rafael aproveitou a semana de atividades para aprimorar suas habilidades e estudar o nível de competitividade em sua categoria, bem como ganhar mais experiência com motor dois tempos.
Na primeira prova, Rafael demonstrou sua determinação ao largar da penúltima posição e finalizar em oitavo lugar. Notavelmente, a pista estava molhada devido às chuvas, e o piloto optou por uma abordagem mais conservadora.
Na segunda prova, com a pista seca, Rafael liderou a bateria em várias ocasiões, porém, na última volta, uma manobra ousada para assumir a liderança o fez rodar e perder posições, terminando em décimo lugar. Ainda assim, ele fez a melhor volta da bateria. A somatória das duas corridas deu a Rafael Guimarães a sétima posição na classificação geral do evento.
Rafael comentou: “Eu conheço bem a pista do RBC, mas tudo foi novidade. Pude competir com pilotos talentosos de outros estados e aprimorar minha pilotagem de dois tempos. Foi uma experiência valiosa e positiva que fará a diferença no Campeonato Brasileiro.”
Agora, Rafael Guimarães mantém seu foco nas próximas disputas do Grupo 2 do 58º Campeonato Brasileiro de Kart, que acontecerão entre os dias 11 e 18 de novembro. Essa é uma oportunidade única para Rafael buscar seu primeiro título nacional, correndo em casa no traçado do Kartódromo RBC.
Campeonato Mineiro
Rafael também acelerou na categoria Cadete, valendo pela etapa final do Campeonato Mineiro. O piloto estava em busca do tetracampeonato e foi para cima, determinado a conquistar o título. Ele conseguiu um P3 e P2, respectivamente, nas duas corridas válidas pela final. Os resultados deram ao mineiro o segundo lugar do pódio e a probabilidade alta de ser o campeão desta temporada. A previsão é de que ainda nesta semana seja divulgado o resultado oficial.
Rafael Guimarães integra a equipe AJM Motorsport, na categoria Cadete; e Speed Racing, na categoria Mini 2T. O piloto conta com o patrocínio das empresas STP do Brasil, LMattos Distribuidora, DCIT Tecnologia, Brazão Atacadista, GR5 Rent a Car, Horta Lubrificantes e Instituto Itapoã.