quinta-feira, junho 27, 2024
- Publicidade -
InícioAutomobilismoNASCAR Brasil é nova categoria do automobilismo nacional

NASCAR Brasil é nova categoria do automobilismo nacional

Parceria entre NASCAR e Sprint Race dá origem a competição brasileira com chancela da maior categoria do automobilismo norte-americano

Poucas coisas são tão norte-americanas quanto a NASCAR. A principal categoria de automobilismo dos Estados Unidos, entretanto, está um pouquinho mais brasileira dado que a NASCAR Brasil, nova competição nacional, estreará já no ano que vem.

Anunciada nesta quarta-feira (16), a novidade é uma espécie de incorporação da Sprint Race brasileira, categoria que servirá de ponto de partida na jogada. A NASCAR Brasil – Sprint Race, como oficialmente se chama, começa em março, no Rio Grande do Sul. Haverá 8 corridas nos principais circuitos do país, com as etapas de Interlagos acontecendo em 30 de abril e 6 de agosto.

Sprint Race deve ser incrementada nos próximos anos em parceria com a NASCAR
Sprint Race deve ser incrementada nos próximos anos em parceria com a NASCAR Luciano Santos/Sprint Race/Divulgação

Dado o prazo curto, é provável que no primeiro ano as especificações técnicas dos carros da Sprint Race se mantenham, com modelos de chassi tubular pesando cerca de 1.000 kg e com motor V6 3.6 de 300 cv e 40 kgfm.

A organização estuda, entretanto, já implementar regras da NASCAR, como relargada em fila dupla, autonomia ao diretor da prova em estender a corrida para não fechar a disputa com safety car em pista e passe livre para que carros retardatários possa recuperar suas voltas (”lucky dog”).

Identidade visual da competição foi adiantada no evento de lançamento, em São Paulo (SP)
Identidade visual da competição foi adiantada no evento de lançamento, em São Paulo (SP) NASCAR/Divulgação

Também há grana na jogada, e meio milhão de reais será distribuído aos pilotos. Os campeões de cada categoria também serão premiados no NASCAR Awards, a grande cerimônia de mérito da competição.

Elementos de espetáculo midiático devem ser implementados na competição
Elementos de espetáculo midiático devem ser implementados na competição Alejandro Alvarez/NASCAR/Divulgação

Os jovens talentos brasileiros também podem ser recrutados para o programa Drive Development, a superseletiva que premia o vencedor com uma temporada completa em uma das categorias de base da NASCAR americana. Por fim, toda a expertise de exploração comercial, marketing e organização de competições será realizada, a fim de elevar o nível da categoria como um todo.

- Publicidade -
Google search engine
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -
Google search engine

Mais Popular