Quando a Ford anunciou que deixaria de produzir carros no país, em janeiro de 2021, uma das maiores preocupações, junto com o fechamento de milhares de postos de trabalho, era sobre o futuro dos proprietários de veículos da marca. Os donos de Ka e Ecosport – últimos modelos fabricados no Brasil – amargariam prejuízos com uma desvalorização patrimonial? Ficariam descobertos em relação às peças de reposição?
Dois anos se passaram e já é possível responder às perguntas com mais clareza. Apenas um mês após o anúncio de fechamento, quando a fábrica estava com as atividades paradas temporariamente antes do fim definitivo, a Associação Brasileira de Distribuidores Ford (Abradif) notificou a montadora por falta de peças.
O que dizem os clientes?

Entre os clientes, as reclamações são mistas. Em um grupo do Telegram com mais de 700 clientes da marca, a coluna colheu depoimentos diversos. Boa parte dos participantes alega não ter problemas com peças gerais, mas passa por sérios desgastes quando precisam de serviços relacionados ao câmbio Powershift.
Entre os relatos, há pessoas que ficaram até dois meses com o veículo parado à espera do módulo TCM que integra a caixa de câmbio, que tem problemas crônicos com trancos e perda das funções.