quarta-feira, junho 26, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasFiat apresenta Titano ao mercado com maior volume de caçamba e preço...

Fiat apresenta Titano ao mercado com maior volume de caçamba e preço mais competitivo da categoria, além de muita tecnologia e robustez

Todas as versões da Nova Fiat Titano contam com motor diesel e tração 4x4

Com quase 50 anos no Brasil, a Fiat começa hoje mais um capítulo da sua história. Com ampla tradição em picapes, a marca promete movimentar este mercado novamente, desta vez com o lançamento da Nova Fiat Titano. O modelo chega para completar o portfólio de picapes da marca, expandir a participação no mercado e ainda colocar a Fiat em um novo segmento, o de D-picapes. Para isso, a Titano conta com muita robustez, tecnologia, design atraente e o maior volume de caçamba da categoria.

É impossível falar de picapes sem citar a Fiat. A marca mantém a liderança deste segmento há 20 anos. Atualmente, ela possui os dois modelos mais vendidos da categoria, com a Fiat Strada, que também é o veículo mais comercializado do Brasil há três anos, e a Fiat Toro, que estreou o conceito de Sport Utility Pick-up (SUP) e lidera em seu segmento desde o seu lançamento em 2016. Em 2023, a marca comercializou mais de 171 mil picapes e conquistou 42,6% de participação na categoria, o que corresponde a mais do que a soma dos três principais competidores. Agora, com a Titano, a Fiat estreia na importante categoria das D-picapes (médias), que representam quase 30% de todo o segmento. Assim, a Fiat passará a ter 97% de cobertura no segmento de picapes.

“A Fiat é a marca número um em picapes há duas décadas, um dos segmentos que mais crescem no mercado. Assim, não nos acomodamos e queremos ganhar ainda mais espaço. Dessa forma, a Titano chega com a importante de missão de colocar a Fiat nas D-picapes e elevar ainda mais a participação da marca na categoria em que domina, além de colaborar fortemente para a longevidade da nossa liderança no segmento”, destaca Herlander Zola, vice-presidente sênior de Operações Comerciais da Stellantis no Brasil e de Veículos Comerciais Leves (LCV) para América do Sul.

De um projeto global da Stellantis, nasceu a Titano, uma picape com o DNA da Fiat e com os elementos fundamentais das D-Picapes. Para adaptação ao mercado brasileiro, ela recebeu novas suspensões, coxins de cabine, rodas, bancos e calibrações específicas que garantem mais conforto sem perda da capacidade off-road, além de maior distância do solo e aderência. Além disso, o novo modelo da Fiat foi testado em diferentes pavimentos e condições de temperaturas, justamente para colocar sua durabilidade à toda prova nos variados terrenos e climas brasileiros. 

Demonstrando força até no nome, a picape foi denominada assim por inspiração na entidade da mitologia grega que enfrenta Zeus e os demais deuses do Olimpo. O nome ainda tem vínculo com o metal titânio, que possui alta resistência e durabilidade. Tudo isso faz referência à robustez que a picape possui e sua capacidade de enfrentar qualquer tipo de terreno, seja em estradas desafiadoras ou nos grandes centros. Além de tudo isso, também possui o maior volume de caçamba da categoria com 1.314 litros.

“A Fiat possui tradição no segmento de picapes. A marca foi responsável por trazer grandes inovações para a categoria e cativou os clientes. Agora, chegou a vez da Titano escrever um novo capítulo nessa história. Estamos conquistando um novo território e, para isso, atributos não faltam. A Nova Fiat Titano será nossa picape topo de linha e estamos apostando em sua robustez, interior funcional e sofisticado, ótima performance off-road e tecnologia que salta aos olhos”, afirma Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.  

Design

Personalidade. Essa é a palavra que pode definir o visual da Titano. Com um design único e robusto, a grandiosidade da picape de cabine dupla pode ser vista logo de cara. Afinal, a Nova Fiat Titano tem 5.330 mm de comprimento, 2.221 mm de largura (com espelhos), 1.898 mm de altura (com barras longitudinais) e 3.180 mm de distância entre eixos.

E não para por aí. Com atributos de um verdadeiro 4×4, a picape possui 235 mm de distância do solo, 29° de ângulo de entrada e 27° de ângulo de saída. Outro destaque é a caçamba, que traz simplesmente o maior volume da categoria, com capacidade de 1.314 l (NET) sem protetor de caçamba (1.211 l com o item). Ela possui 1.630 mm de comprimento, 1.925 mm de largura e 500 mm de altura. Para completar, também é equipada com santo antônio, protetor e capota marítima.

A Titano também conta com rodas de liga-leve de até 18”, que além de darem um ar mais robusto à picape, também possuem grande funcionalidade na utilização off-road e ao carregar cargas mais pesadas. Falando nisso, a picape possui capacidade de carga de mais de uma tonelada, mais precisamente, de 1.020 kg e 3.500 kg de reboque.

Com acabamento premium por dentro e por fora, a Nova Fiat Titano tem a frente composta pela nova grade, que antecipa a nova linguagem de design da marca, com temas geométricos precisos e robustos, além de uma nova interpretação da Fiat Flag, com ar mais dinâmico e moderno. Ainda, a assinatura dos faróis DRL LED e o skidplate  completam o visual frontal do modelo. Externamente, o conjunto de maçanetas e retrovisores cromados com o estribo lateral adicionam ainda mais requinte à picape.

Por dentro, a Titano oferece um interior confortável e funcional. No total, são 27 litros de porta-objetos – um dos maiores espaços da categoria, divididos de forma inteligente para facilitar o dia-dia do motorista e passageiros com espaços para armazenamento até abaixo dos bancos. Também há ganchos retráteis nas costas dos bancos dianteiros, que podem ser usados para pendurar bolsas ou mochilas de até 4 kg, que evitam que o objeto caia durante a condução. 

O painel é um show à parte com cluster com tela digital colorida 4.2” e central multimidia de 10”, voltados para o motorista, o que garante ainda mais praticidade no uso e funcionalidade. Além disso, ainda é possível conectar e carregar dispositivos eletrônicos através das duas entradas USB acessíveis diretamente no console central.

Os bancos são de couro de alta qualidade com costuras que realçam o requinte do modelo. Os assentos dianteiros possuem ajuste elétrico garantindo um conforto extra. Já os traseiros, são modulares e podem ser rebatidos, o que permite capacidade de transporte de até 100kg atrás da segunda fileira de bancos. Vale dizer o volante multifuncional também é em couro e traz o Fiat Script.

A nova picape da Fiat está disponível nas cores metálicas Vermelho Tramonto, Preto Carbon e Prata Billet, além da sólida Branco Ambiente.

Tecnologia e segurança

A Nova Fiat Titano vem bem equipada em relação à tecnologia trazendo tudo que o cliente precisa. Tem central multimídia de 10” que pode ser personalizada e navegação embarcada TomTom, que facilita o acesso as várias configurações do carro, além de contar com Apple Carplay™ e Android Auto™, para conexão com o celular. Conta ainda com cluster com tela digital 4.2” com tela colorida, ar-condicionado digital dual zone e keyless entry’n go (chave presencial com partida por botão). Além disso, traz também alerta de posição do volante, que avisa e orienta o motorista para alinhar a direção antes de sair com o carro, útil para evitar pequenas colisões ao sair de vagas.

A câmera 360° off-road é outro importante diferencial. Além de auxiliar o motorista na hora de estacionar, é ativada automaticamente quando obstáculos são detectados durante a direção. Tudo isso graças às quatro câmeras distribuídas no exterior do veículo, que garantem que esteja pronta para enfrentar qualquer terreno. Vale ressaltar que ela é a única do seu segmento a possuir este recurso.

Já em relação à segurança, a Titano também não deixa nada a desejar. O modelo conta com seis airbags, sete alças de segurança e recursos que auxiliam para uma direção mais segura. Além disso, a picape traz alerta de saída de faixa, que, por meio de uma câmera, reconhece linhas contínuas ou descontínuas, analisa a imagem e aciona um alerta visual e sonoro em caso de desvio de direção. Outra funcionalidade é o “Hill Descent Control” (HDC), assistente para descidas que permite um controle perfeito e seguro da Titano e da sua trajetória em declives acentuados. O sistema permite a descida do veículo em baixa velocidade, proporcionando mais controle e segurança.

A Nova Fiat Titano conta também com detector de pressão dos pneus (TPMS). O recurso garante que o motorista seja informado continuamente em caso de perda de pressão em um ou mais pneus diretamente na tela da picape, além de avisar sobre um possível furo antes que o pneu esvazie totalmente. Esta é uma vantagem em termos de segurança fora de estrada e ajuda a manter a pressão ideal para controlar o consumo de combustível.

Para completar, a Titano é equipada com ESP (Electronic Stability Program), que garante maior estabilidade e segurança na condução, assistente de partida em rampa (hill start assist), controle de tração e o Trailer Swing Control, que traz estabilidade para o reboque. O ABS com EBD (Antilock Braking System com Electronic Brakeforce Distribution) é outro recurso que contribui para a segurança no veículo, garantindo uma frenagem mais eficiente e segura.

Performance

Muito robusta, a Titano possui ótima performance off-road e está pronta para encarar qualquer desafio. Para otimizar a tração em qualquer condição de aderência e carga, a picape conta com uma verdadeira caixa de transferência e bloqueio manual do diferencial traseiro. É possível selecionar três modos de tração: 2H (2 High Speed) em que a tração fica 100% nas rodas traseiras; 4H (4 High Speed) que é utilizada quando o veículo está em terrenos desafiadores e 4H (4 Low Speed) ideal para quando é necessário maior torque, principalmente em condições extremas de off-road. Impulsionada pelo motor 2.2l Turbodiesel de 180 cv e 40,8 kgfm (37,7 kgfm na versão manual).

Importante mencionar que a Titano também é exemplo quando o assunto é conforto ao dirigir. Isso porque houve intenso trabalho no sistema de suspensão. A dianteira tem novas molas e a traseira tem feixe de molas para mais conforto, robustez e durabilidade. A picape absorve um alto nível de impactos e vibrações externas, garantindo uma capacidade superior ao mercado para assimilar as imperfeições do solo, sem transmiti-las aos ocupantes do veículo.

Versões

As três versões da Nova Fiat Titano (Endurance, Volcano e Ranch) possuem cabine dupla e contam com o motor 2.2l Turbodiesel e tração 4×4, além de uma ampla lista de itens de série. Conheça abaixo mais sobre cada uma delas.

Endurance

A versão conta com câmbio manual de seis marchas. Ela já traz assistente de partida em rampa (Hill start assist), assistente de descida (Hill Descent Control) e controle de tração (TC). Inclui ainda assoalho em vinil que não apenas facilita a limpeza, mas também se destaca como uma escolha ideal para veículos de trabalho. Sua versatilidade é evidenciada pelos bancos traseiros modulares e rebatíveis, que também possui compartimentos de armazenamento abaixo dos bancos, proporcionando soluções práticas para organização. Traz também a facilidade de porta-luvas refrigerado e apoios de braço dianteiro e traseiro. Complementando o visual, as rodas de aço pretas de 17” conferem um toque robusto e mais adequado ao conjunto.

Volcano

Além de todos os itens da Endurance, a Volcano conta com uma dose extra de tecnologia, segurança e conforto. Isso porque ela é equipada com protetor de caçamba, capota marítima, câmera 180° off-road perfeita para estacionar e auxiliar na direção graças às câmeras no retrovisor direito e na traseira, central multimídia de 10″, cluster com tela digital colorida de 4,2″, sensor traseiro e faróis de neblina. Vale dizer que na Volcano o câmbio automático substitui o manual. No visual, também traz ainda mais requinte com bancos de couro, rodas de liga leve de 17” diamantada, assoalho em carpete, volante multifuncional com acabamento black piano e em couro, maçanetas exteriores e retrovisores na cor da carroceria e para-choque traseiro cromado.

Ranch

A versão topo de linha da Titano traz recursos para aqueles que gostam de uma aventura fora da estrada. Pensando neste público, a Ranch vem equipada com câmera 360° off -road e rodas de liga-leve de 18”. Além disso, também sai de fábrica com monitoramento de pneus, sensor dianteiro, aviso de saída de faixa, keyless entry n´go, sensor de chuva, faróis, lanternas e DRL em LED, ar-condicionado automático digital dual zone, estribos laterais, capota marítima e santo antônio cromado com barras de proteção dos vidros.

Garantia, revisões e acessórios

A Nova Fiat Titano conta também com manutenção competitiva e descomplicada de forma a proporcionar tranquilidade para os clientes de picapes médias. Sua cesta de peças é a mais competitiva: tem valor 32% menor que a média dos principais concorrentes. Além disso, oferece a força da capilaridade de uma rede com mais de 500 pontos de atendimento em todo o Brasil. Para completar, a Titano entra para a história como o primeiro modelo da Fiat a oferecer cinco anos de garantia de fábrica. 

Em relação às revisões, devem ser feitas a cada um ano ou 10.000 km. Os valores são os mesmos para todas as versões: R$ 1.835 para a primeira, R$ 1.802 para a segunda, R$ 1.529 para a terceira, R$ 2.161 para a quarta, R$ 2.075 para a quinta e R$ 1.802 para a sexta.

Estreando no segmento em que os clientes mais gostam de customização, a Nova Fiat Titano traz também muitas novidades da Mopar, marca de peças e acessórios originais da Stellantis. O modelo conta com um portfólio de mais de 40 acessórios desenvolvidos com foco em funcionalidade para que o cliente possa aproveitar ainda mais a experiência com sua picape no dia a dia.

Como destaques para trazer ainda mais tecnologia estão a capota elétrica, estribo elétrico e carregador wireless com entrada USB-C. Já para o uso off-road, estão disponíveis, por exemplo, o engate de reboque para 3,5 toneladas, estribos laterais (5 opções), Santo Antônio (preto e cromado) e extensor de caçamba 3 em 1, que, além de aumentar a capacidade volumétrica da caçamba em 230 litros, também entrega a funcionalidade de se transformar em um divisor do espaço e em uma rampa para facilitar o acesso à caçamba para carregar uma moto, por exemplo. Para completar, ainda existem os acessórios para o cliente personalizar a Nova Fiat Titano, como o alargador de para-lama, overbumper, barra transversal de teto, molduras e adesivos.  

Clique aqui para ver todos os acessórios originais e serviços disponíveis para a Fiat Titano.

Comercialização

Confira os preços sugeridos da gama da Nova Fiat Titano MY25:

Fiat Titano Endurance – R$ 219.990,00

Fiat Titano Volcano – R$ 239.990,00

Fiat Titano Ranch – R$ 259.990,00

- Publicidade -
Google search engine
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
Google search engine

Mais Popular