A E-Stock realizou a quinta etapa da primeira fase na temporada 2024 trazendo novamente mais um vencedor inédito. As corridas no circuito português de Portimão, no Algarve, foram o cenário para Victor Miranda conquistar sua vitória inaugural no campeonato da categoria Pro, enquanto Bruno Campos repetiu o feito de Interlagos, vencendo sua segunda corrida na Pro-Am na noite da última quinta-feira (25). Com patrocínio da Vivo Fibra Gamer, Banco BRB, Extreme SimRacing, Hankook Tires e Razer, o campeonato virtual oficial da Stock Car Pro Series é organizado em conjunto pela IRB Esports e Vicar e realizado sob a plataforma iRacing.
Nesta nova temporada, a E-Stock segue a versão real da Stock Car Pro Series e traz no seu regulamento uma corrida de 50 minutos para cada uma das categorias, mantendo a parada obrigatória nos boxes — sem janela pré-estabelecida — e seis acionamentos do push to pass para cada piloto ao longo da prova.
Cada uma das duas fases do campeonato tem seis corridas para as categorias Pro e Pro-Am. Os cinco primeiros colocados de cada fase estarão classificados para a Super Final, que será realizada ao melhor estilo do Super Bowl da NFL e vai acontecer no mesmo fim de semana da Super Final BRB da Stock Car Pro, no Autódromo de Interlagos, em dezembro. Na união entre o automobilismo virtual e o real, o campeão na classe Pro vai ganhar um teste com um carro da Turismo Nacional em Interlagos.
Bruno Campos dá ‘pulo do gato’ para vencer — A quinta etapa da E-Stock entregou uma corrida eletrizante na Pro-Am. Gelson Xavier fez a volta mais rápida da classificação, com 1min52s424, e garantiu sua segunda pole position consecutiva, embora tivesse ficado muito perto de ser batido por Gabriel Felipe, seu concorrente direto pela liderança do campeonato, que ficou somente 0s061 atrás. Bruno Campos largou na terceira posição, seguido por Felipe Mota, formando a segunda fila. Alexandre Espanholo e João Pessato fecharam a lista dos seis primeiros, tendo os dois registrado exatamente o mesmo tempo: 1min53s223.
Pouco depois da largada, o pole Gelson Xavier perdeu o ponto de frenagem e caiu de primeiro para quarto. Gabriel Felipe também espalhou um pouco, dando a oportunidade para Bruno Campos sair como líder da prova logo na segunda curva. Mais atrás, Alexandre Espanholo despencou para 14º, enquanto Pessato subiu para quinto, seguido por Everton Novacki e Rodrigo Luiz.
Campos tirou proveito da oportunidade e passou a orquestrar seus botões de ultrapassagem para ganhar vantagem na liderança. Neste embalo, o piloto fez a melhor volta logo no segundo giro da prova, o que lhe valeu mais dos pontos extras para o campeonato. Atrás dele, a batalha se intensificou, com trocas de posições entre Gelson, Gabriel Felipe e Felipe Mota, que utilizaram o push-to-pass para se manter na briga pela liderança.
Após as paradas nos boxes, a corrida ganhou contornos dramáticos. Na volta 20, um incidente na reta principal tirou Mota da prova, deixando-o fora da briga pelo pódio a seis voltas do fim.
Por sua vez, Campos controlou a vantagem e marcou sua segunda vitória no campeonato, repetindo o feito obtido na etapa de abertura do calendário, em Interlagos. Gelson Xavier se recuperou e cravou a dobradinha para a equipe HUB Racing, em cenário que o consolidou na liderança do campeonato. E Gabriel Felipe, depois de ‘sobreviver’ ao incidente com Felipe Mota, completou o pódio, mantendo assim chances de título da primeira fase por estar a apenas cinco pontos de Xavier, que lidera a pontuação, com Campos em segundo. Fernando Takahashi e André da Croce também tiveram um desempenho sólido, conquistando seus melhores resultados até o momento, com o quarto e quinto lugares, respectivamente.
Victor Miranda leva ‘na raça’ na Pro — A abertura dos trabalhos no Algarve para a classe Pro deu a entender que Luiz Felipe Tavares seria mais uma vez o protagonista da disputa. O piloto da Bengutan Racing cravou a pole position com 1min50s499, 0s3 mais rápido que Victor Miranda, segundo colocado. Entretanto, a E-Stock vem mostrando que a faceta da imprevisibilidade da Stock Car no real também tem sido fato no automobilismo virtual.
Nas primeiras voltas, Tavares manteve a liderança, seguido de perto por Miranda e Ralph Benitez. Atrás deles, Neto Nascimento ultrapassou Victor Tieri, mas logo perdeu a posição. A disputa pela liderança se intensificou, com ambos os pilotos guardando seus botões de ultrapassagem para momentos estratégicos.
No fim das contas, o momento pós-fechamento da janela de pit-stops foi determinante para apontar o vencedor da etapa. Miranda aproveitou a oportunidade, voltando ainda mais próximo de Tavares após a parada e o ultrapassou com o push to pass na volta 18, a nove da bandeirada.
Luiz Felipe tentou recuperar a posição, mas Miranda defendeu a liderança com bravura e aproveitou das características da pista portuguesa para manter o adversário atrás. Pouco depois, Victor Tieri, com uma estratégia inteligente, garantiu a terceira posição, seguido por Pedro Picanço e Ralph Benitez, que pela primeira vez chegou ao top-5.
Depois de segurar na raça um adversário tão forte, Victor Miranda conquistou sua primeira vitória no campeonato, com apenas 0s629 de vantagem, consolidando sua posição na briga pelo título. Luiz Felipe Tavares foi o segundo colocado, enquanto Victor Tieri completou o pódio.
A próxima etapa da E-Stock será no tradicional circuito alemão de Hockenheim e acontece já nesta semana, na próxima quinta-feira, dia 1º de agosto.
E-Stock 2024, fase 1, etapa de Algarve
Pro (15 primeiros)
1º – Victor Miranda (Toyota Corolla/Delinte Esports by TK), 27 voltas
2º – Luiz Felipe Tavares (Toyota Corolla/Bengutan Racing), a 0s629
3º – Victor Tieri (Chevrolet Cruze/Lobo Racing), a 10s349
4º – Pedro Picanço (Toyota Corolla/AC7 E-Racing Team), a 16s297
5º – Ralph Benítez (Toyota Corolla/Delinte Esports by TK), a 16s597
6º – Jackson Resende (Toyota Corolla/Delinte Esports by TK), a 17s794
7º – Neto Nascimento (Toyota Corolla/Bengutan Racing), a 21s787
8º – Victor Veloso (Toyota Corolla/Bengutan Racing), a 22s169
9º – Emanuel Santos (Toyota Corolla/AC7 E-Racing Team), a 26s832
10º – Slan Santos (Chevrolet Cruze/W2 e-Pro GP), a 27s277
11º – João Piana (Toyota Corolla/Kings Simuladores), a 40s572
12º – Felipe Pascoal (Toyota Corolla/Track Friends), a 45s208
13º – Lucas Murno (Toyota Corolla/Bravo Snow Schatten), a 48s335
14º – Henrique Pettinari (Chevrolet Cruze/AC7 E-Racing Team), a 48s671
15º – Pedro Martins (Toyota Corolla/BlueMacaw eMotorsports), a 48s671
Volta mais rápida: Luiz Felipe Tavares, 1min51s003, volta 2
Pro-Am (15 primeiros)
1º – Bruno Campos (Toyota Corolla/Hub Racing), 26 voltas
2º – Gelson Xavier (Toyota Corolla/Hub Racing), a 0s558
3º – Gabriel Felipe (Toyota Corolla/Oak Racing Team), a 0s923
4º – Fernando Takahashi (Toyota Corolla/Rosso e-Sports), a 18s236
5º – André da Croce (Chevrolet Cruze/Union Esports), a 19s786
6º – João Pessatto (Chevrolet Cruze/Union Esports), a 20s579
7º – Rodrigo Luiz (Toyota Corolla/Independente), a 42s853
8º – Rodrigo Pedroso (Toyota Corolla/Track Friends), a 44s773
9º – Everton Novacki (Toyota Corolla/Warriors Setups), a 49s647
10º – Alexandre Spanholo (Toyota Corolla/Bengutan Racing), a 57s744
11º – Maicon Baggio (Toyota Corolla/Independente), a 1min07s198
12º – Leandro Rolim (Toyota Corolla/Independente), a 1min17s233
13º – Andre Campanholo (Toyota Corolla/Una Más Racing Club), a 1min20s769
14º – Fabio Candido (Toyota Corolla/Team Brasil Racing), a 1 volta
15º – Felipe Mota (Toyota Corolla/AC7 E-Racing Team), a 6 voltas
Volta mais rápida: Bruno Campos, 1min53s755, volta 2
Calendário Primeira Fase
Etapa 1: Interlagos (06/06)
Etapa 2: Road America Full Course (20/06)
Etapa 3: Hungaroring (04/07)
Etapa 4: Okayama Full Course (18/07)
Etapa 5: Circuito do Algarve (25/07)
Etapa 6: Hockenheim (01/08)
Calendário Segunda Fase
Seletiva entre 5 e 12 de agosto
Etapa 1: Nürburgring (22/08)
Etapa 2: Road America (05/09)
Etapa 3: Suzuka (19/09)
Etapa 4: Ímola (03/10)
Etapa 5: Spa-Francorchamps (17/10)
Etapa 6: Interlagos (31/10)
Super Final: entre 14 e 15 de dezembro, em Interlagos, no fim de semana da Super Final BRB da Stock Car Pro Series.
Texto por Thiago Izequiel