quarta-feira, junho 26, 2024
- Publicidade -
InícioLançamentosCitroën Basalt chega como conceito e estreia em 2024 melhor que o...

Citroën Basalt chega como conceito e estreia em 2024 melhor que o C3

SUV cupê da Citroën surpreende como conceito, mas terá diferenças na América do Sul; Basalt será mais barato que Fiat Fastback e Volkswagen Nivus

O Citroën Basalt surge como uma nova opção de SUV cupê compacto, recém-revelado pela fabricante francesa. No entanto, vale destacar que o “Basalt Vision” foi apresentado como um carro conceito. Seu lançamento no Brasil está previsto para o segundo semestre de 2024.

O Basalt 2025 faz parte da família C-Cubed e é derivado da mesma plataforma CMP que deu origem aos modelos C3 e C3 Aircross. Ainda não foram divulgadas imagens do interior, mas a expectativa é que ele compartilhe elementos com seus “irmãos”, porém com algumas melhorias para destacar o estilo do carro.

Embora o design do Citroën Basalt se inspire no Citroën C4 X europeu, os designers criaram elementos exclusivos. Um exemplo é o para-choque frontal com a parte central na cor do carro e detalhes quadrados nas tomadas de ar e no nicho dos faróis de neblina.

De perfil, o Basalt Vision apresenta molduras das caixas de roda com cantos vivos pintadas em preto brilhante, destacando as rodas de 17 polegadas (com pneus 205/55). O protótipo possui freios a disco nas quatro rodas e uma linha prateada que acompanha as saias até os para-choques, também brilhantes.

As portas traseiras são exclusivas do SUV cupê, permitindo um caimento mais acentuado na traseira. Um detalhe interessante é o aplique preto que se integra à coluna C, conectando os vidros laterais.

A traseira é um dos principais destaques do Citroën Basalt. Ela apresenta um pequeno terceiro volume que forma um aerofólio integrado à tampa do porta-malas, marcada por um vinco que une as luzes de LED das lanternas inéditas.

(Divulgação/Citroën)

O para-choque traseiro segue o estilo do Aircross, com uma grande peça preta, um aplique prateado na base e o nicho da placa logo abaixo da tampa. Refletores e a lanterna de neblina ficam escondidos sob a parte prateada.

O que esperar do Citroën Basalt 2025?

O Basalt Vision possui volante do lado direito, indicando que também será fabricado na Índia. Porém, assim como os modelos C3 e C3 Aircross, o carro produzido em Porto Real (RJ) terá características próprias para os mercados da América do Sul.

As dimensões do Basalt serão semelhantes às do Aircross, com entre-eixos de 2,67 m, aproximadamente 4,3 m de comprimento, menos de 1,65 m de altura e 1,72 m de largura. A capacidade do porta-malas deve ser próxima dos 490 litros do SUV.

Espera-se que o Citroën Basalt tenha um preço superior ao do C3 Aircross, com valores entre R$ 100.000 e R$ 140.000, ainda assim, mais acessível que Fiat Fastback e Volkswagen Nivus.

O carro deverá ter melhorias nos equipamentos, incluindo faróis de LED, que apareceram nas imagens da Índia, mas não nas divulgadas no Brasil.

Além disso, será o primeiro modelo da linha C-Cubed com chave presencial e acabamento interno refinado. Embora a Citroën ainda não tenha divulgado imagens do interior ou detalhes técnicos, é provável que o Basalt 2023 seja equipado com o motor 1.0 GSE Turbo, T200, de 130 cv e 20,4 kgfm, sempre combinado ao câmbio CVT com simulação de sete marchas, como no C3 Aircross.

- Publicidade -
Google search engine
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
Google search engine

Mais Popular