A Chevrolet anunciou que voltará a investir no desenvolvimento de carros híbridos antes de avançar diretamente para modelos totalmente elétricos. A novidade é que esse investimento chegará ao Brasil mais cedo do que o previsto. Em entrevista à Automotive Business, Fabio Rua, vice-presidente de relações públicas da General Motors para a América Latina, afirmou que a empresa poderá lançar seu primeiro carro híbrido no país a partir de 2025.
“Não vou antecipar o nível de hibridização, mas posso afirmar que nosso cliente expressou o desejo de ver esse motor nos carros da Chevrolet em breve. Nos próximos meses ou dentro de um ano, ele verá,” disse o executivo.
A Chevrolet Blazer EV é o próximo lançamento da marca no Brasil, mas o sexto produto ainda é um mistério. Considerando o tempo necessário para desenvolver um novo carro eletrificado, é improvável que o lançamento de 2024 seja um híbrido.
Segundo Fabio Rua, o plano é oferecer três variações de eletrificação: micro-híbrido, híbrido pleno e plug-in. “Neste novo ciclo de investimentos que anunciamos, pretendemos destinar uma parte significativa dos recursos para novas tecnologias, incluindo as três variações de híbridos e modelos elétricos. Ao longo do tempo, nosso portfólio de produtos fabricados no Brasil será transformado nessa direção,” explicou.
A fabricante também informou que investirá na modernização de suas cinco fábricas no Brasil. No entanto, o local de produção dos futuros carros híbridos ainda não foi definido. “Todas as fábricas têm capacidade para receber qualquer linha de produtos, desde que sejam feitas as modificações necessárias na linha de produção e com novo maquinário. Elas são flexíveis, mas ainda não sabemos em qual planta os carros híbridos serão desenvolvidos,” acrescentou o vice-presidente de relações públicas.
Atualmente, a Chevrolet opera no Brasil com fábricas em São Caetano do Sul (SP), produzindo Montana, Spin e Tracker; São José dos Campos (SP), com linhas de S10 e Trailblazer; Gravataí (RS), montando a família Onix; Joinville (SC), de motores; e Mogi das Cruzes (SP), com estamparia.
A General Motors reafirmou seu compromisso de não produzir mais veículos a combustão até 2035. Segundo Fabio Rua, o plano global permanece o mesmo, mas agora inclui uma transição com carros híbridos. “Até o ano passado, nossa postura global era de não incluir híbridos na transição. No entanto, devido às condições de mercado e à demanda dos clientes, especialmente no Brasil, os híbridos se tornaram uma solução viável e segura enquanto não atingimos o nível de infraestrutura desejado. Assim, os híbridos passam a fazer parte do nosso portfólio em vários países, inclusive no Brasil,” concluiu o executivo.