Criada em 2009 como a divisão de luxo da Citroën, a DS Automobiles se tornou uma marca independente ainda antes da formação da Stellantis. Agora, como parte integrante do conglomerado europeu, a marca francesa volta a demonstrar seu foco no mercado premium com o lançamento do DS N°8, um crossover elétrico que estreia a nova plataforma STLA Medium.
Com esse avanço, o DS N°8 compartilha a base com outros modelos como o Peugeot 3008, 5008 e o Citroën C5 Aircross, mas se destaca por ser completamente elétrico. Além disso, ele também servirá de base para o futuro Lancia Gamma, previsto para 2026.
Design imponente e exclusivo
O visual do DS N°8 é marcado pela sofisticação. A dianteira exibe elementos verticais que contornam a grade fechada — característica comum em carros elétricos — enquanto os faróis diurnos em LED lembram as “presas de leão” presentes em modelos da Peugeot. O capô traz uma pintura em dois tons, com uma extensão preta que percorre o teto e se funde com a traseira.
Na parte traseira, o design volumoso reforça a robustez do modelo. As lanternas seguem a linha horizontal dos faróis e possuem elementos verticais que acentuam o estilo moderno. O porta-malas oferece generosos 612 litros de capacidade, combinando funcionalidade e espaço.
As dimensões do DS N°8 também impressionam: são 4,82 metros de comprimento, 2,90 metros de entre-eixos, 1,90 metro de largura e 1,58 metro de altura. Já as rodas de 21 polegadas garantem uma postura esportiva e imponente.
Interior refinado e minimalista
O luxo do DS N°8 se destaca ainda mais no interior, com três opções de acabamento: preto, bege claro ou marrom. Os materiais incluem couro Nappa e Alcantara, ambos com opções recicláveis. O teto solar panorâmico em vidro laminado com tratamento infravermelho é um dos diferenciais para maior conforto térmico.
Minimalismo é a palavra-chave dentro da cabine. O volante possui quatro raios com comandos discretos, enquanto o console central aposta em uma alavanca de câmbio sutilmente integrada e botões sensíveis ao toque. O painel digital inclui uma tela de 10,25 polegadas para o quadro de instrumentos e uma central multimídia de 16 polegadas.
Outro destaque são os detalhes sofisticados, como a iluminação ambiente integrada ao console e os alto-falantes embutidos nas portas, que fazem parte do sistema de áudio Electra 3D da Focal.
Motorizção e autonomia
O DS N°8 será oferecido em versões com um ou dois motores elétricos. Na configuração de motor único, a potência varia entre 230 cv e 245 cv, com uma função especial que libera temporariamente mais 30 cv. Já na versão de dois motores, a potência combinada chega a 350 cv ou 375 cv com a função “boost” ativada.
Em termos de baterias, o modelo conta com duas opções: uma de 74 kWh e outra de 97,2 kWh. A autonomia varia conforme a versão:
- Até 572 km com a bateria de menor capacidade;
- Até 750 km com a bateria de 97,2 kWh.
Para a versão AWD com dois motores, o alcance máximo é de 686 km quando equipada com a bateria maior. O carregamento é compatível com carregadores rápidos DC de até 200 kW, permitindo recuperar de 20% a 80% da carga em apenas 27 minutos.
Lançamento previsto
O DS N°8 tem lançamento previsto para a segunda metade de 2025, mas os preços oficiais ainda não foram divulgados. A DS também irá oferecer um carregador doméstico gratuito como parte do pacote, reforçando a proposta de que grande parte dos carregamentos serão feitos em residências ou ambientes de trabalho.
Com visual moderno, tecnologia avançada e foco no luxo, o DS N°8 promete ser um dos principais concorrentes no segmento premium europeu.