O Corvette Z06 conversível, um muscle car americano que supera o Porsche 911 Turbo S em velocidade e tem um preço comparável ao da McLaren, está sendo oferecido no Brasil por R$ 2,6 milhões. A unidade, que não está disponível por meio de vendas oficiais no país, foi importada independentemente e está sendo anunciada pela loja Paíto Motors, com um valor que se aproxima do preço inicial do Artura, em torno de R$ 2,5 milhões.
Disponível na cor laranja Amplify e no pacote 3LZ, o mais caro, o veículo oferece bancos GT2, tipo concha, de couro na cor gelo com detalhes em fibra de carbono, além de regulagens elétricas, memória, aquecimento e ventilação. O “Vette” também conta com head-up display, sistema de som premium Bose com 14 alto-falantes, carregador de smartphone por indução, câmera de ré e alerta de ponto cego. Nos Estados Unidos, essa configuração tem o custo de pouco mais de US$ 135 mil, o que é aproximadamente R$ 700 mil na conversão direta.
O destaque, sem dúvida, é o motor. O Corvette Z06, uma das variantes mais extremas do veículo, surgiu em 2021 com especificações que impressionam marcas como Ferrari, Porsche, Lamborghini, McLaren e Aston Martin. O motor V8 5.5 aspirado naturalmente é uma derivação do C8.R, o Corvette de competição, e é feito com bloco de alumínio, pistões de alumínio forjado e virabrequim plano, permitindo que o motor gire mais e proporcione um ronco ainda mais intenso.
O esportivo atinge até 8.600 rotações por minuto, com um torque máximo de 65,6 kgfm, e o V8 mantém uma disposição central-traseira. O conjunto motriz é completado por uma transmissão de dupla embreagem com oito velocidades e relações mais curtas, permitindo ao Z06 uma aceleração mais potente que a do Stingray, que se aproxima dos 500 cv. O veículo vai de 0 a 100 km/h em notáveis 2,6 segundos, 0,2 s a menos que o tempo oficialmente divulgado pela Porsche para o 911 Turbo S, um dos carros esportivos mais rápidos do planeta.
O veículo também possui um diferencial eletrônico de deslizamento limitado, que opera em conjunto com o sistema de tração com um modo específico para pistas, permitindo cinco configurações de redução de torque e intervenções nos freios.
No que diz respeito aos freios, o Z06 é equipado com discos de 370 mm com pinças de seis pistões na frente e de 380 mm com quatro pistões atrás da Brembo. As rodas dianteiras forjadas de alumínio têm aro 20” e são equipadas com pneus 275/30 ZR20. As traseiras, de 21”, vêm com os 345/25 ZR21 Michelin.