sexta-feira, janeiro 31, 2025
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O Toyota Agya é um hatch mais acessível que o Kwid e possui uma versão GR-S

O hatch foi construído em uma plataforma de baixo custo e possui características exclusivas para se diferenciar das versões ainda mais acessíveis

O Toyota Agya, o carro mais acessível da marca na Indonésia, está agora em sua segunda geração e tem uma grande responsabilidade em se distinguir de seus irmãos de baixo custo, Daihatsu Ayla e Perodua Axia. O modelo inclui uma versão exclusiva com a marca da divisão esportiva GR, que, embora básica, possui pequenas alterações mecânicas.

O hatchback, que mede 3,76 metros de comprimento (8 cm mais longo do que um Renault Kwid), está disponível no mercado indonésio em quatro variantes, começando em aproximadamente R$ 57.000 na conversão direta – tornando-se mais barato do que qualquer carro zero-quilômetro no Brasil. A versão topo de linha GR Sport (ou GR-S) tem um preço inicial de cerca de R$ 80.000.

Toyota Agya
Toyota Agya (Divulgação/Toyota)

O primeiro diferencial da versão Toyota do modelo, que o distingue por pertencer à “marca-mãe”, é que ele é sempre equipado com a motorização mais potente em comparação com seus “irmãos” de baixo custo. O motor de três cilindros aspirado de 1,2 litros gera 88 cv e 11,5 kgfm de torque, com uma transmissão manual de cinco marchas nas duas versões mais acessíveis e CVT nas duas mais caras, incluindo a esportiva.

Para a versão GR Sport, não há alterações no motor e na transmissão, mas, assim como em outros modelos da Toyota que recebem a marca da divisão esportiva da montadora japonesa, há melhorias na suspensão. De acordo com a marca, o conjunto possui um ajuste mais esportivo, ou seja, mais rígido. No entanto, é importante lembrar que as alterações mais profundas são feitas apenas nos modelos com a designação “GR”, em vez de “GR Sport”.

Toyota Agya
Toyota Agya (Divulgação/Toyota)

A versão topo de linha do Agya apresenta grandes diferenças em relação às outras variantes e aos modelos Daihatsu e Perodua, tanto em aparência quanto em equipamentos. Na dianteira, destaca-se o para-choque com grandes aberturas e acabamentos em preto brilhante, sem detalhes cromados, exceto pelo logotipo da Toyota. Os faróis são de LED.

A parte traseira do veículo conta com um para-choque central que simula um difusor de ar em preto brilhante, lanternas escurecidas e um aerofólio acima. O teto é sempre pintado de preto. Nas laterais, há saias e rodas de liga leve de 15 polegadas com acabamento diamantado.

Toyota Agya
Toyota Agya em uma de suas configurações “comuns” (Divulgação/Toyota)

No interior, a versão GR-S do Agya apresenta acabamento todo em preto com detalhes em vermelho, logotipo da versão no volante (que é diferente), sistema de infotainment com tela de 8 polegadas, carregador sem fio para celulares, aletas para troca de marchas manuais e painel de instrumentos que combina elementos analógicos e digitais.

É importante mencionar que as outras versões, mais baratas, também têm diferenças visuais em relação aos Ayla e Axia, como para-choques e rodas distintos. Na parte traseira, o modelo da Toyota não apresenta um elemento que simula a extensão das lanternas na tampa do porta-malas, presente nos seus “irmãos” mais baratos.

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