Após os testes da pré-temporada, acreditava-se que a Ferrari tinha escondido seu verdadeiro desempenho e que usaria isso como uma surpresa para a abertura da temporada da Fórmula 1 2023. No entanto, a equipe não teve um bom início e enfrentou muitos desafios durante a etapa no Bahrein. Agora, a Ferrari precisa trabalhar em seus problemas antes de pensar em competir com a Red Bull.
O chefe da equipe, Frédéric Vasseur, insiste que não há problemas com o projeto do carro SF-23 e que os problemas enfrentados no primeiro GP foram devido a uma configuração errada. No entanto, o carro vermelho também apresentou falhas sérias durante a corrida em Sakhir. Embora tenha se mostrado rápido na classificação, o ritmo fraco durante a corrida eliminou qualquer chance de competir pela vitória, mesmo com uma estratégia interessante. A Ferrari decidiu poupar um jogo de pneus macios novos para a corrida, apesar de Charles Leclerc estar em posição de enfrentar os carros da Red Bull pela primeira fila.
A ação realizada na corrida já levantou dúvidas sobre a capacidade da Ferrari em disputar com a Red Bull, mas após a largada, as controvérsias só aumentaram. Leclerc, saindo em terceiro lugar, conseguiu chegar em segundo atrás do líder Max Verstappen, mas nunca ameaçou o holandês. O ritmo forte de Verstappen foi tão grande que, na décima volta, já havia uma diferença de mais de 10 segundos para Leclerc.

O primeiro grande problema surgiu com a degradação excessiva dos pneus. A Ferrari teve que chamar Charles para os boxes antes do planejado e ainda precisou usar compostos mais duros para o stint intermediário, enquanto a Red Bull continuou com um segundo conjunto usado de pneus macios, obtendo um melhor desempenho. Charles acabou sendo ultrapassado por Sergio Pérez e, devido a um problema de confiabilidade, abandonou a corrida na volta 39, tirando a possibilidade de um pódio.

O desempenho de Carlos Sainz também caiu drasticamente, e ele acabou sendo ultrapassado por Fernando Alonso na parte final da corrida. A Ferrari precisará resolver problemas de confiabilidade e de ritmo de corrida se quiser lutar pelo campeonato, e ainda terá que lidar com a Aston Martin, cujo desempenho foi categórico e não deve ser subestimado. A SF-23 da Ferrari tem potencial, mas precisa melhorar o desempenho em curvas e a tração.
Após a corrida, Sainz expressou sua preocupação com o ritmo da Red Bull e da Aston Martin, ressaltando que embora possa não ser assim em todas as provas, eles ainda têm muito trabalho a fazer, especialmente em pistas que exigem uma boa traseira.
Vasseur, por sua vez, demonstrou consciência ao resumir a situação da equipe: embora tenham um ritmo de classificação promissor, ainda precisam lidar com problemas de confiabilidade para ter um fim de semana livre de problemas e conquistar vitórias.
É importante manter uma visão clara da situação, reconhecendo que o campeonato não termina no Bahrein e que é preciso analisar onde estão falhando para responder de forma mais forte.
Felizmente, a Ferrari tem todos os recursos que precisa, incluindo uma nova chefia e filosofia de trabalho. Não há desculpas para não fazer um bom trabalho e alcançar seus objetivos na temporada.