A Volkswagen deu início aos testes da próxima geração da Amarok na Argentina, marcando uma importante virada na estratégia da marca para o mercado latino-americano. Em vez de criar um projeto totalmente novo ou aproveitar a base da Ford Ranger — como acontece em outras regiões — a montadora alemã optou por utilizar a estrutura desenvolvida em parceria com a chinesa Saic.
Com isso, a nova Amarok será construída sobre a mesma base da Maxus Terron 9, picape da Saic que foi apresentada no Salão de Xangai e já foi analisada pela equipe da Autoesporte. O modelo compartilha não apenas a plataforma como também diversos componentes mecânicos e estruturais.
Mais robusta e tecnológica
A estrutura escolhida para a nova picape é a Interstellar X, desenvolvida pela Saic para a Terron 9. Trata-se de uma arquitetura com chassi sob carroceria (body-on-frame), que passou por avaliação técnica da Volkswagen e foi considerada adequada para atender aos padrões de segurança, tecnologia e conectividade exigidos para o mercado latino-americano.
Esse novo projeto deve resultar em um porte mais avantajado para a Amarok. Para efeito de comparação, a Terron 9 mede 5,50 metros de comprimento, 2,01 metros de largura e tem entre-eixos de 3,30 metros. É provável que a picape alemã mantenha proporções semelhantes.
Outro ponto interessante é que a Maxus Terron tem um apelo mais off-road do que a atual Amarok, que tradicionalmente aposta em uma proposta urbana. Isso pode representar uma mudança importante no posicionamento do modelo da VW, tornando-o mais alinhado às preferências do público do agronegócio e de uso misto.
Design exclusivo com assinatura brasileira
Apesar de compartilhar a estrutura com a picape chinesa, a nova Amarok terá identidade visual própria, seguindo o padrão estético da Volkswagen. A missão de definir esse visual é do designer brasileiro José Carlos Pavone, responsável pelo estúdio de design da marca nas Américas. Ele já adiantou um esboço conceitual, indicando o caminho visual que a nova picape seguirá.
Híbrido a caminho e recursos modernos
O motor diesel seguirá como a principal opção da nova Amarok, mas a grande novidade será a introdução de uma versão híbrida, confirmada por fontes ligadas ao sindicato dos metalúrgicos da fábrica de General Pacheco — onde a atual e a futura geração do modelo são produzidas.
Entre os recursos tecnológicos que podem aparecer na nova picape está a suspensão pneumática com ajuste de altura e modos de condução variados, como Normal, Areia, Lama e um modo Personalizado — tecnologia já presente na Maxus Terron 9.
Maxus Terron pode chegar ao Brasil
Fontes próximas à Saic revelaram que a empresa chinesa tem planos de lançar a Terron 9 no Brasil. Inclusive, protótipos já teriam sido trazidos ao país para testes de adaptação e homologação, demonstrando que a fabricante está de olho no mercado nacional.
Com esse novo capítulo, a Volkswagen busca fortalecer a presença da Amarok no segmento de picapes médias na América Latina, combinando tecnologia chinesa com o estilo e a expertise alemã.