quinta-feira, junho 27, 2024
- Publicidade -
InícioFórmula 1GP do Azerbaijão de F1: Horários e como assistir etapa de Baku,...

GP do Azerbaijão de F1: Horários e como assistir etapa de Baku, com a primeira sprint de 2023 e F2

Depois de um intervalo de quase um mês, a Fórmula 1 retorna à pista neste fim de semana, com uma parada nas ruas de Baku para mais uma edição do GP do Azerbaijão, que apresentará a primeira corrida sprint da temporada 2023.

O GP do Azerbaijão será a quarta etapa do campeonato, marcando o fim de uma breve pausa que foi inserida no calendário depois que a F1 optou por não substituir o GP da China, que foi cancelado no final de 2022 devido às políticas anti-Covid do governo.

O final de semana em Baku reserva grandes novidades. Com a pausa, as equipes tiveram a oportunidade de trabalhar mais intensamente no desenvolvimento dos carros e devem começar a implementar seus pacotes de atualização a partir desta etapa.

2019 Azerbaijan Grand Prix, Sunday – LAT Images

No entanto, não devemos esperar muitas mudanças técnicas em Baku, devido a outra novidade: o novo formato de fim de semana de sprint.

A F1 aprovou uma programação diferenciada, tornando a sprint uma corrida isolada, sem impacto no GP de domingo.

No modelo adotado até o ano passado, a programação seguia este formato: um treino livre e a classificação no estilo Q1/Q2/Q3 na sexta-feira, definindo o grid da corrida sprint; no sábado, mais um treino livre e a corrida curta, cujo resultado formava o grid do GP no domingo.

Na proposta aprovada, a sexta-feira segue inalterada, mas com a classificação definindo o grid de largada do GP de domingo. No sábado, o segundo treino livre dá lugar a um treino classificatório reduzido para a formação das posições de saída da sprint, que acontece no mesmo dia. Esse novo modelo segue o formato do treino classificatório de sexta, com Q1/Q2/Q3, mas de duração reduzida: 12, 10 e 8 minutos, respectivamente.

O objetivo por trás desta mudança, isolando a sprint, é incentivar os pilotos a arriscarem mais na corrida de sábado, já que um possível abandono não terá implicações na prova principal do domingo.

Após o GP da Austrália, Max Verstappen assumiu a liderança do Mundial com 69 pontos, seguido por Sergio Pérez com 54, enquanto Fernando Alonso é o terceiro com 45 pontos, apenas sete à frente de Lewis Hamilton, que subiu na classificação após o pódio em Melbourne. Carlos Sainz e Lance Stroll estão empatados em quinto lugar, com 20 pontos cada.

A Fórmula 2 também realizará a quarta etapa da temporada 2023 em Baku. Ayumu Iwasa lidera com 58 pontos após duas vitórias neste ano, oito à frente de Theo Pourchaire, enquanto Frédérik Vesti é o terceiro com 42 pontos. Enzo Fittipaldi não pontuou na Austrália e ocupa o 14º lugar, com apenas oito pontos.

Fórmula 1DiaHorário (Brasília)Transmissão
Treino Livre 1Sexta-feira06h30Bandsports
Classificação GPSexta-feira10hBandsports
Classificação SprintSábado05h30Bandsports
Corrida SprintSábado10h30Band e Bandsports
CorridaDomingo08hBand
    
Fórmula 2DiaHorário (Brasília)Transmissão
Treino LivreSexta-feira04h05Bandsports
ClassificaçãoSexta-feira08hBandsports
Corrida 1Sábado08h15Bandsports
Corrida 2Domingo04h35Bandsports
    
- Publicidade -
Google search engine
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -
Google search engine

Mais Popular