No cenário automotivo brasileiro, a expectativa para 2024 se concentra na chegada de quatro novas marcas de carros elétricos, adicionando um toque exótico e uma abordagem inovadora ao mercado nacional. Após a notável entrada de marcas chinesas em 2023, como Omoda, Jaecoo, Yangwang, Poer e WEY, novos players se preparam para desembarcar no país, cada um com estratégias distintas na ampla esfera dos veículos movidos a energia elétrica.
VINFAST: A Jovem e Ambiciosa Proveniente do Vietnã
A VinFast, estabelecida em 2017 como parte da visão do Vietnã em promover suas campeãs nacionais, desperta curiosidade. Apesar de sua juventude, a marca compensa com planos ousados, incluindo a contratação de executivos de alto escalão e uma equipe de mais de 50 brasileiros de marcas renomadas do ocidente. Acordos comerciais e tecnológicos com gigantes como BMW e General Motors fortalecem sua base.
Atualmente, a VinFast concentra-se na produção de carros elétricos, especialmente seus SUVs VF6, VF7, VF8 e VF9, diferenciados em tamanho e desempenho. A expectativa é que em breve pelo menos um desses modelos esteja presente nas ruas brasileiras, enquanto a marca se esforça para estabelecer suas operações no país.
A empresa abriu vagas em São Paulo, um sinal claro de seus primeiros passos para se consolidar por aqui. Entre os modelos cotados para o mercado nacional, destaca-se o VF7, um SUV médio com previsão de fabricação e motorização variada, prometendo performance de 177 a 354 cv e uma autonomia superior a 430 km.
No entanto, surgem preocupações legítimas. O lançamento nos Estados Unidos foi marcado por críticas severas, apontando problemas que vão desde o funcionamento do ar-condicionado até questões de segurança com frenagens abruptas acionadas pelo sistema computadorizado dos veículos.
ZEEKR: A Experiência Consolidada da Geely
A Zeekr, embora menos conhecida, possui a solidez de fazer parte do gigantesco grupo Geely, associado a marcas como Volvo e Lotus. A empresa, atualmente atuando mais como uma holding, destaca-se na integração de expertise europeia em estruturas e profissionais, combinando-a com a excelência chinesa em baterias e motores elétricos.
Os planos da Zeekr incluem o lançamento de dois modelos ainda este ano. Um deles é a imponente perua Zeekr 001, cujo design é fruto da colaboração entre os escritórios da marca e da Volvo em Gotemburgo. Com versões que variam entre potências impressionantes e uma série limitada com autonomia estendida, este modelo se posiciona como um veículo de luxo com preço estimado acima de R$ 400.000.
O SUV compacto Zeekr X, mais acessível, compartilha plataforma com o Volvo EX30 e já está em pré-venda no Brasil. Com apelos tecnológicos mais jovens, destaca-se por sua estética diferenciada e inovações como uma tela multimídia deslizante e um console central com um refrigerador embutido, além de opcionais que o transformam em uma espécie de acampamento motorizado. Preços estimados para o mercado nacional giram em torno dos R$ 300.000.
RADAR: A Novata Especializada em Off-Road Elétrico
A Radar surge como uma proposta singular no mercado, focada exclusivamente em veículos elétricos com apelo off-road. Sua estreia no Brasil provavelmente será marcada pelo lançamento da RD6, uma picape com um visual que remete à Chevrolet Montana, mas com dimensões maiores comparáveis à Toyota Hilux.
A estrutura da RD6 destaca-se pelo compartimento de baterias, integrado à carroceria monobloco, e a presença de um porta-malas dianteiro. Ainda, além de alimentar dispositivos de camping, a picape tem capacidade para recarregar outros veículos elétricos. Oferecendo três opções de bateria, a versão de maior autonomia é estimada em 632 km, embora falte tração integral, uma lacuna que pode ser preenchida em futuras versões.
HOZON: A Revelação Chinesa Preparada para o Mercado Brasileiro
A Hozon, também chinesa, está em processo de recrutamento de executivos para operações no Brasil. Registrando seu primeiro modelo, o Neta GT, no INPI, a marca já é reconhecida no Uruguai, onde comercializa o SUV U Pro. Este modelo, que oferece 163 cv, uma bateria de 58 kWh e uma autonomia de 400 km (segundo o ciclo NEDC), é um dos representantes iniciais da marca por aqui. Na China, o Neta GT apresenta variantes de um ou dois motores, com opções de bateria que garantem autonomia de até 660 km, junto com significativas performances de potência e torque.
Embora a novidade da Hozon no Brasil seja evidente, sua presença no mercado vizinho fornece um vislumbre do que podemos esperar. A entrada dessas marcas promete diversificar o mercado automotivo nacional, oferecendo opções elétricas inovadoras e diferenciadas para os consumidores ávidos por novidades tecnológicas e desempenho.