quarta-feira, março 5, 2025
- Publicidade -
InícioLançamentosVolkswagen Tera: Novo SUV é revelado oficialmente e chega para brigar com...

Volkswagen Tera: Novo SUV é revelado oficialmente e chega para brigar com Pulse e Kardian

Produzido em Taubaté, o Tera se posiciona abaixo de Nivus e T-Cross e deve custar entre R$ 100 mil e R$ 140 mil

A Volkswagen escolheu o carnaval como palco para apresentar, sem disfarces, o Tera, seu mais novo SUV de entrada no Brasil. O modelo foi exibido na Praça da Apoteose, no Sambódromo do Rio de Janeiro, marcando sua primeira aparição pública completa. Ainda não se trata de um lançamento oficial, mas sim de uma “revelação”, como definiu a própria montadora. O projeto foi desenvolvido inteiramente no Brasil, sob a liderança de José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen para a América Latina.

Produzido na fábrica de Taubaté (SP), o Tera chega ao mercado para competir com modelos como Fiat Pulse e Renault Kardian, devendo se posicionar na faixa de preço entre R$ 100 mil e R$ 140 mil. Ciro Possobom, presidente da Volkswagen do Brasil, reforçou que o modelo terá “preços competitivos”. Ele ficará abaixo do Nivus e do T-Cross no portfólio da marca e pode até impactar algumas versões do Polo. Assim como outros modelos compactos da VW, o Tera utiliza a plataforma MQB-A0.

Dimensões e design

Foto: motor1

A Volkswagen ainda não divulgou as especificações técnicas detalhadas, mas pelas proporções observadas ao vivo, o SUV deve ter dimensões próximas às do Polo, que conta com entre-eixos de 2.566 mm e comprimento de 4.074 mm. Assim, ele se posiciona entre o Fiat Pulse (2.532 mm de entre-eixos) e o Renault Kardian (2.604 mm).

O design do Tera segue a nova identidade visual global da Volkswagen, semelhante à do Tiguan de nova geração e à reestilização do Taos. O conjunto óptico é totalmente em LED, com luzes diurnas que formam uma assinatura dianteira exclusiva. Ao contrário de outros modelos da marca, o SUV não conta com uma grade iluminada ligando os faróis, mas sim com um filete cromado sutil.

Na dianteira, o para-choque tem um grande destaque, com um formato colmeia na grade inferior e amplas entradas de ar laterais. Assim como no Nivus, não há faróis de neblina. Os retrovisores foram projetados especificamente para o modelo, sem reaproveitamento de peças do Polo ou do Nivus. Na traseira, as lanternas seguem o estilo adotado por T-Cross, Nivus e Tiguan europeu, sendo interligadas por uma barra preta com detalhes prateados e elementos internos iluminados por LED.

O modelo apresentado no evento estava equipado com rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas, com um design esportivo. Entretanto, flagras anteriores indicam que haverá versões mais acessíveis com rodas de aço e calotas.

Interior e tecnologia

O interior do Tera traz elementos inspirados na linha de elétricos ID. da Volkswagen, com uma central multimídia elevada e um painel de instrumentos totalmente digital. O SUV contará com o sistema VW Play Connect, garantindo conectividade total via aplicativo, além de carregador de celular por indução e iluminação ambiente no painel.

Motorização e lançamento

Ainda sem confirmação oficial da Volkswagen, tudo indica que o Tera será equipado com o motor 1.0 turbo de três cilindros (170 TSI), presente no Polo, entregando 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. Essa escolha o diferenciaria do Nivus e do T-Cross, que possuem variantes mais potentes de 128 cv. O câmbio deve ser automático de seis marchas.

A primeira aparição pública do SUV ocorreu em setembro de 2024, ainda sob camuflagem, durante o Rock in Rio, onde o modelo foi exibido dentro de uma redoma de LED. Agora, sem disfarces, o Tera antecipa seu lançamento oficial, previsto para maio de 2025.

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
Google search engine

Mais Popular