O Volkswagen Tayron, apresentado no Salão de Paris, está pronto para assumir um papel de destaque no mercado automotivo global. O modelo chega para substituir o Tiguan Allspace como o principal SUV de apelo familiar da marca, com foco nos mercados da Europa, China e Américas. A seguir, reunimos todos os detalhes sobre este lançamento que promete inovar na categoria.
Dimensões e capacidade
Construído sobre a plataforma modular MQB Evo, o Tayron apresenta dimensões que o posicionam como uma escolha robusta e espaçosa no segmento. O SUV tem 4.770 mm de comprimento, 1.852 mm de largura, 1.660 mm de altura e 2.791 mm de entre-eixos. Comparado ao Tiguan Allspace, o modelo cresceu ligeiramente, oferecendo mais conforto e espaço interno.
O porta-malas é outro destaque, com capacidade que varia conforme a versão:
- Combustão ou híbrido-leve: entre 345 litros (com 7 lugares em uso) e 2.090 litros (com os bancos traseiros rebatidos).
- Híbrido plug-in: entre 705 litros (com 5 lugares) e 1.915 litros (com bancos rebatidos).
Esses números posicionam o Tayron como um dos mais espaçosos da categoria, rivalizando com modelos como Hyundai Santa Fé, Kia Sorento e Skoda Kodiaq.
Conforto interno e tecnologia
O interior do Tayron foi projetado para proporcionar conforto e funcionalidade. Entre os recursos oferecidos para os passageiros da segunda fileira, estão ar-condicionado dedicado, bolsos nos encostos dos bancos dianteiros, apoio de braço central com porta-copos, suporte para tablet e cortinas solares integradas às portas.
Na parte tecnológica, o Tayron não decepciona:
- Central multimídia de 12,9″ ou 15″, dependendo da configuração.
- Painel de instrumentos digital de 10,25″ com proteção antirreflexo.
- Túnel do console com carregamento por indução para dois dispositivos e duas portas USB-C.
Motorização e desempenho
O Tayron será oferecido com uma ampla gama de motores, abrangendo opções a gasolina, turbodiesel e híbrido plug-in. Todas as versões terão câmbio automático DSG de 7 velocidades de série.
- Motor 1.5 turbo a gasolina (150 cv): equipado com sistema micro-híbrido de 48V, que auxilia em partidas e economiza combustível ao desativar dois cilindros em condições de baixa demanda.
- Motor 2.0 turbodiesel: disponível com 150 ou 193 cv, tração integral 4Motion e capacidade de reboque de até 2.500 kg.
- Híbrido plug-in: combina o motor 1.5 a gasolina com um propulsor elétrico, entregando 204 ou 272 cv. A bateria de 19,7 kWh permite uma autonomia de até 100 km em modo elétrico, com recarga de até 50 kW em corrente contínua.
Produção e distribuição global
Inicialmente produzido exclusivamente para o mercado chinês, o Tayron agora se consolida como um modelo global. Ele será fabricado em Wolfsburg (Alemanha), Puebla (México) e Changchun (China), atendendo diferentes mercados.
Para o Brasil, o Tayron será importado do México, assim como ocorre com o Tiguan Allspace e o sedã Jetta. Essa estratégia também atenderá mercados dos Estados Unidos e Canadá, reforçando a importância do modelo na linha global da Volkswagen.
Com design atualizado, espaço aprimorado e tecnologia de ponta, o VW Tayron promete ser um forte concorrente entre os SUVs familiares. Sua chegada ao mercado brasileiro está cercada de expectativas, marcando uma nova era para a marca no segmento.
Siga Piloto Caro no Instagram: @piloto.caro