Como já mostraram nossas descobertas, o lançamento do Toyota Yaris Cross no Brasil é apenas uma questão de tempo. Com produção nacional, este SUV compacto está chegando com força total, tornando-se o veículo híbrido mais acessível disponível em nosso mercado.
No entanto, isso não significa que ele será uma opção básica, de acordo com as indicações. Isso ocorre porque o Yaris Cross acaba de ser lançado em outro mercado emergente, o da Indonésia, antecipando o que em breve estará disponível para venda aqui.
Versões básicas
O Toyota Yaris Cross chegará ao mercado indonésio com quatro versões. A versão Yaris Cross G MT é a única com transmissão manual e, naturalmente, a mais econômica. Ela vem equipada com um motor a gasolina de quatro cilindros de 1.5 litros, que produz 106 cv e 14,0 kgfm de torque, o mesmo dos modelos não híbridos.
Desde o início, chama a atenção o generoso nível de equipamentos deste utilitário. A versão básica do Yaris Cross já vem de série com seis airbags (motorista, passageiros, laterais e de cortina), freios a disco nas quatro rodas (com discos ventilados na frente), retrovisores com rebatimento elétrico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa e freio de estacionamento eletrônico – não há necessidade de usar o pé no freio, como ocorre com o Corolla Cross, seu irmão mais velho vendido no Brasil.
Também são oferecidos recursos como uma central multimídia de 9 polegadas e um painel de instrumentos digital de 7 polegadas. Em termos de aparência, as rodas têm aro 17, o que é semelhante à segunda versão, Yaris Cross G CVT, que essencialmente repete os equipamentos da versão básica, mas adiciona a transmissão CVT.
Versão intermediária
A partir da versão intermediária, o Yaris Cross 1.5 S CVT, o nível de equipamentos aumenta consideravelmente, com destaque para o Toyota Safety Sense. O pacote de segurança da montadora japonesa inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, alerta de saída de faixa e até mesmo um sistema que avisa ao motorista quando o semáforo fica verde.
Há também a estreia do aplicativo do carro, que permite ao motorista localizá-lo através do celular e controlar algumas funções remotamente. Além disso, o porta-malas possui uma função de abertura sem uso das mãos, o que é útil quando se está carregando objetos pesados. Basta aproximar a perna do para-choque traseiro e o compartimento se abrirá automaticamente.
O salto tecnológico é complementado pelos faróis em LED, lanternas traseiras em LED, uma central multimídia de 10,1 polegadas, ajuste elétrico do banco do motorista e ar-condicionado digital. Nessa versão, também é introduzido um pacote opcional GR, que adicion
Versão híbrida
O Yaris Cross híbrido desperta grande curiosidade, chegando na única versão disponível: Yaris Cross S HV CVT, com opção do pacote GR.
Nessa versão, há um motor 1.5 que funciona em ciclo Atkinson, gerando 75 cv e 12,3 kgfm. Além disso, há um motor elétrico com 80 cv e 14,4 kgfm, totalizando 112 cv, mas sem torque total divulgado.
Segundo informações do site indonésio Car250, o Yaris Cross híbrido terá um consumo impressionante de 30,3 km/l, embora não tenham sido fornecidos mais detalhes.
O Yaris Cross S HV CVT possui recursos exclusivos, como carregador de celular por indução, teto solar panorâmico e luzes coloridas no interior com ajuste por comando de voz.
Sobre o preço e lançamento, embora não confirmado oficialmente pela Toyota do Brasil, tudo indica que o Yaris Cross será o modelo híbrido anunciado pela marca para o próximo ano, com produção no interior de São Paulo. O objetivo da Toyota é oferecer o carro híbrido pleno (HEV) mais acessível do país, capaz de rodar apenas com o motor elétrico e dispensar carregadores externos.
Para alcançar essa meta, o Yaris Cross precisa chegar com um preço abaixo dos atuais R$ 183.790 do Corolla Altis Hybrid, considerando que não haja opções ainda mais baratas até lá. Além disso, a nacionalização de parte do conjunto mecânico contribuirá para a redução do preço e aumentará a capacidade produtiva para exportar o SUV para pelo menos 20 países vizinhos a partir do Brasil.