No último domingo (27), no Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju (SE), foram conhecidos os campeões das categorias do Grupo 1 da Copa Brasil de Kart, o segundo campeonato mais importante do calendário do kartismo nacional.
E na categoria que reúne os pilotos mais jovens do Brasil, a Mirim, a decisão foi emocionante, consagrando o paranaense Igor Ohpis (Koube | Fifo Performance | Theorema Bilingual School), de apenas 9 anos, como o campeão da 26ª edição.
Igor Ohpis chegou ao seu primeiro título de caráter nacional com um misto de regularidade, estratégia e alto desempenho. Nos treinos, o piloto da AJM Motorsport, equipe comandada pelo preparador Alex Marciano Alves, manteve-se sempre entre os três primeiros colocados em um grid composto por 12 concorrentes e em um deles cravou o recorde extraoficial da pista para as categorias Mirim e Cadete.
A tomada de tempos – assim como todas as atividades – foi bastante equilibrada, quando Igor Ohpis classificou-se em 2º, garantindo um lugar na primeira fila do grid de largada para a primeira classificatória.
O paranaense, que competiu com chassi Kart Mini, fez duas belas classificatórias. Na primeira, caiu para 5º após a largada, mas recuperou-se bem para terminar em 2º, de onde largou para a segunda classificatória, que liderou por algum tempo antes de ser ultrapassado e finalizar novamente em segundo.
A grande Final, cujo vencedor seria o campeão, foi disputada no domingo (27), com Igor Ohpis (Koube | Fifo Performance | Theorema Bilingual School) novamente na primeira fila, na segunda posição. Emocionante, a corrida decisiva teve sete trocas de líder. Ohpis, mantendo a calma e focando na estratégia estabelecida pela equipe, aproveitou o momento certo e, quando faltavam duas voltas para a bandeirada, atacou e assumiu a liderança para receber a bandeirada da vitória com meio segundo de vantagem para o segundo colocado.
“Impossível descrever a emoção de ver o Igor cruzar a linha de chegada em primeiro e ser campeão em um evento nacional como a Copa Brasil”, disse, emocionado, Rafael Ohpis, pai de Igor. “É a recompensa ao esforço que fazemos para levá-lo ao máximo possível de competições e só tenho agradecimentos a todos que nos apoiam e torcem pelo Igor”, completou.
Campeão da Copa Brasil, Igor Ohpis escreveu mais um capítulo vitorioso em sua promissora carreira no automobilismo.
KG COM Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)