Desempenho de supercarro, design inspirado no passado e uma mecânica que impressiona. A Ferrari 12Cilindri acaba de chegar ao Brasil trazendo consigo um V12 naturalmente aspirado de 830 cv e aceleração de tirar o fôlego. O modelo, que fez sua estreia mundial em maio de 2024, desembarcou no país e já tem dono.
Por enquanto, apenas um exemplar da Ferrari 12Cilindri está em solo brasileiro. A unidade, na sofisticada cor Bianco Ártico, foi importada pela Via Itália e já foi vendida. O valor? Nada menos que R$ 7,9 milhões.
O que faz da Ferrari 12Cilindri um ícone?
Como o nome sugere, o destaque do esportivo é seu motor V12 dianteiro, um 6.5 litros capaz de gerar 830 cv a 9.250 rpm e 69,1 kgfm de torque a 7.250 rpm. Toda essa potência é gerenciada por uma transmissão automatizada de dupla embreagem com oito marchas.
Para os puristas, um detalhe importante: não há nenhum tipo de eletrificação no conjunto mecânico. No entanto, essa pode ser uma das últimas criações da Ferrari sem auxílio elétrico, já que a marca italiana está prestes a revelar seu primeiro carro 100% elétrico, previsto para outubro de 2025.
Performance de pista
Os números da 12Cilindri são impressionantes. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos e atinge os 200 km/h em 7,9 segundos. A velocidade máxima ultrapassa os 340 km/h.

Para alcançar esse desempenho, a Ferrari apostou em materiais ultraleves. As bielas de titânio são 40% mais leves do que as de aço, enquanto os pistões de uma nova liga de alumínio reduziram o peso em 3%. O virabrequim também foi otimizado para menor inércia, garantindo respostas ainda mais rápidas do motor.
O peso total do carro é de 1.525 kg – para efeito de comparação, um Jeep Compass pesa 1.585 kg. A leveza é tão notável que o capô, que abre de forma invertida, pode ser erguido com apenas um dedo.
Estilo clássico com toque moderno
O design da Ferrari 12Cilindri chama a atenção por seu visual inspirado na lendária 365 GTB/4 Daytona de 1967. A carroceria exibe um longo capô e uma cabine recuada, remetendo aos clássicos Gran Turismo da marca. Na traseira, as lanternas em LED fileteadas lembram as do modelo Roma, enquanto elementos aerodinâmicos ativos, como aletas e aerofólio ajustáveis, otimizam a estabilidade em alta velocidade.
Outro detalhe elegante é a integração das maçanetas à carroceria, funcionando por sucção para um fechamento suave. O modelo vem equipado com rodas de 21 polegadas e pneus 275/35 R21 na dianteira e 315/35 ZR21 na traseira.
Dimensões e interior
O superesportivo mede 4,73 metros de comprimento, 2,18 metros de largura, 1,29 metros de altura e tem um entre-eixos de 2,70 metros. O espaço interno é exclusivo para dois ocupantes, enquanto o porta-malas oferece capacidade para 270 litros e conta com abertura elétrica.

Por dentro, a Ferrari 12Cilindri combina esportividade e luxo. A cabine é revestida em fibra de carbono e couro, remetendo às clássicas Gran Turismo dos anos 1950 e 1960. O painel de instrumentos digital tem 15,6 polegadas, enquanto a central multimídia conta com uma tela de 10,25 polegadas. O passageiro também recebe uma tela dedicada, de 8,8 polegadas. Os bancos esportivos em vermelho completam o ambiente refinado e agressivo ao mesmo tempo.
A Ferrari 12Cilindri chega ao Brasil como um dos últimos representantes da era dos V12 naturalmente aspirados. Com desempenho arrebatador, design atemporal e uma mecânica purista, o modelo se posiciona como um dos esportivos mais exclusivos do mercado. O preço elevado reflete sua exclusividade, mas para os amantes da marca, trata-se de uma verdadeira joia sobre rodas.