Qual será o preço do Volvo EX30 no Brasil? Essa foi a pergunta mais frequente feita pelos jornalistas durante a apresentação do SUV compacto elétrico em Milão, na Itália. Embora não tenha havido uma resposta concreta, o valor estimado é inferior aos esperados R$ 300 mil. Além disso, o lançamento do modelo faz parte de um plano ambicioso da fabricante sueca para dobrar as vendas da marca no Brasil, representando uma concorrência inesperada não apenas para as montadoras do segmento premium.
A escolha de Milão para o lançamento não foi por acaso. A Volvo optou por lançar o EX30 em um país com comportamento mais semelhante ao da América Latina, onde o modelo será lançado com grandes expectativas.
Confirmado para chegar ao Brasil em 2024, o SUV terá sua pré-venda iniciada em setembro e será posicionado abaixo do XC40, atualmente o carro de entrada da marca no país com um preço inicial de R$ 329.950. A estimativa de preço para o EX30 era de cerca de R$ 300 mil ou um pouco menos.
Segundo informações apuradas por Autoesporte, o preço do novo SUV deverá ficar em torno de R$ 250 mil, ou até mesmo menos. Isso muda significativamente o cenário de mercado em que ele se encaixa, pois passa a incomodar não apenas outras marcas premium, mas também fabricantes mais convencionais que certamente não tinham o SUV elétrico em seu radar.
Entre alguns exemplos de concorrentes, podemos citar o Jeep Compass com motor diesel, Ford Bronco Sport e até mesmo sedãs como o Honda Civic híbrido, todos com preços nessa faixa.
No segmento de veículos elétricos, o EX30 deverá concorrer com o Peugeot e-2008 (R$ 259.990), BYD Yuan (R$ 269.990) e JAC E-JS4 (R$ 242.900).
Quanto às características do Volvo EX30, o SUV compacto elétrico pode parecer menor em fotos do que pessoalmente. Possui 4,23 metros de comprimento e 2,65 metros de entre-eixos, o que representa 4 cm a menos e 8 cm a mais, respectivamente, em comparação com um Chevrolet Tracker. O porta-malas tem capacidade para 320 litros, e há ainda um pequeno bagageiro na dianteira capaz de transportar mais 15 litros.
O espaço no banco traseiro não é o mais adequado para pessoas altas. Com 1,87 metros de altura e o assento do motorista ajustado para mim, meus joelhos encostam totalmente no banco. No entanto, o espaço para a cabeça é bom.
A versão de entrada contará com uma bateria de lítio-fosfato-ferro (LFP) de 51 kWh e 272 cv, que é mais econômica e consome menos recursos em sua produção, sendo recomendada para uso diário em percursos mais curtos. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,7 segundos.
A outra variante terá uma bateria de níquel-cobalto-manganês (NMC). Nesse caso, o SUV terá uma capacidade de 69 kWh e também desenvolverá