A Volkswagen voltou a colocar holofotes sobre dois de seus carros-conceito mais lembrados pelos fãs da marca: o Gol GT Concept e a Saveiro Rocket. Depois de anos fora de cena, os modelos estão novamente em exibição em um espaço especial de 400 m² criado dentro da fábrica da VW em São Bernardo do Campo (SP), agora aberto ao público mediante agendamento.
O novo ambiente faz parte da ampliação do acervo histórico da montadora e foi financiado por meio dos Certificados de Clássicos VW, programa da marca que reconhece e valoriza veículos antigos originais. Atualmente, o local abriga 13 veículos que até então estavam longe dos olhos do público — incluindo protótipos que nunca chegaram à linha de produção, mas deixaram saudade.
O Gol GT que quase ressuscitou o GTI
Um dos destaques do espaço é o Gol GT Concept, apresentado no Salão do Automóvel de 2016. Com visual esportivo e acabamento caprichado, o modelo resgatava elementos icônicos do lendário Gol GTI. A carroceria de duas portas recebeu pintura cinza Volcano com teto preto brilhante, detalhes vermelhos, rodas aro 18″, freios a disco nas quatro rodas e até um aerofólio marcante na traseira.

Por dentro, bancos tipo concha, pedaleiras de alumínio, acabamentos em preto brilhante e volante do Golf GTI com costuras vermelhas compunham o visual racing. Apesar da aparência promissora, o modelo nunca passou de um show car e mantinha o mesmo motor 1.0 MPI de 82 cv do Gol convencional — o 1.0 TSI, sempre cogitado para a versão esportiva, jamais veio.
Saveiro Rocket: a picape que queria correr
Outro ícone conceitual reapresentado é a Saveiro Rocket, que chamou atenção no Salão de 2010 com visual agressivo e motor de Golf. Pintura branca perolizada com faixas vermelhas, rodas aro 18, teto preto e suspensão rebaixada davam o tom esportivo à picape. O destaque mecânico ficava por conta do motor 1.4 TSI de 140 cv, combinado com câmbio manual de seis marchas — conjunto retirado diretamente do Golf.

Por dentro, a Saveiro Rocket utilizava bancos do Golf R32 e trazia acabamento com detalhes vermelhos. A proposta era clara: criar uma picape divertida, com apelo urbano e desempenho acima da média, diferente da Saveiro Cross lançada no mesmo período.
Clássicos que poderiam ter sido
Além desses dois, o público poderá rever o Gol Endurance, o misterioso Projeto BY, e a Parati EDP, uma station wagon com visual tuning e desempenho de esportivo europeu, apresentada no Salão de 1996 com motor AP 2.0 16V preparado para entregar 200 cv.

A reabertura da fábrica para visitas guiadas e a nova ala do acervo reforçam a intenção da Volkswagen de preservar sua história e alimentar a paixão dos entusiastas por projetos que, mesmo sem chegarem às ruas, marcaram época.