No GP da Áustria de Fórmula 1, realizado no Red Bull Ring, Max Verstappen garantiu a pole-position para a corrida de domingo com uma performance impressionante na classificação desta sexta-feira (30). Essa é a quarta pole consecutiva do piloto holandês.
O final de semana em Spielberg trouxe uma novidade, com a realização da segunda corrida Sprint da temporada de 2023. Após um único treino livre pela manhã, os pilotos participaram da classificação que determinou o grid de largada para a corrida principal no domingo.
Apesar da previsão de chuva intensa ao longo dos três dias de atividades, o céu permaneceu fechado sem sinal de precipitação. A temperatura registrada foi de 27ºC, com o asfalto alcançando 43ºC e a umidade em torno de 36%.
Correndo em casa no Red Bull Ring, a equipe Red Bull Racing iniciou o final de semana de forma promissora, com Max Verstappen liderando o TL1 (treino livre 1), enquanto Sergio Pérez enfrentou febre e competiu no limite de suas condições físicas.
Q1
Com as luzes apagadas, os pilotos receberam a autorização para iniciar suas primeiras voltas rápidas. Nessa fase inicial, os competidores optaram por usar pneus macios, e após as voltas de instalação, Verstappen estava na liderança com o tempo de 1min05s190, seguido por Oscar Piastri e Pérez.
No entanto, com um pouco mais de 12 minutos restantes, uma bandeira vermelha foi acionada. O motivo foi o acidente de Valtteri Bottas, que perdeu o controle do carro e ficou parado no meio da pista após a curva 1. Embora o carro tenha sido rapidamente removido, a interrupção continuou por algum tempo.
O treino foi retomado e os pilotos teriam o restante do Q1 para se posicionarem entre os 15 mais rápidos. Naquele momento, Piastri ocupava a primeira posição com o tempo de 1min05s893, seguido por Pérez, Kevin Magnussen, Lance Stroll, Charles Leclerc, Nyck de Vries, Fernando Alonso, Yuki Tsunoda, Alexander Albon e George Russell, completando o top 10.
Com 6 minutos restantes, os cinco pilotos que estavam na zona de eliminação eram Stroll, Esteban Ocon, Logan Sargeant, De Vries e Nico Hülkenberg. Na 15ª posição estava Zhou, com o tempo de 1min05s972.
Na outra extremidade da tabela, Verstappen ocupava a primeira posição, embora estivesse parado no momento. Norris, Sainz, Leclerc e Alonso completavam os cinco mais rápidos. Nesse momento, todos estavam usando pneus macios.
Quando a bandeira quadriculada foi agitada, os pilotos fizeram suas últimas tentativas. Ao final das voltas rápidas, os eliminados foram Tsunoda, Zhou, Sargeant, Kevin Magnussen e De Vries, que largará na última posição na casa da Red Bull.
Q2
Os pilotos que agora lutariam para entrar no top-10 eram Verstappen, Pérez, Sainz, Pierre Gasly, Leclerc, Norris, Alonso, Hamilton, Albon, Piastri, Russell, Stroll, Ocon, Hülkenberg e Bottas.
Com mais 15 minutos de voltas rápidas liberadas, os pilotos estavam prontos para competir. Entre Gasly, que ocupava a décima posição, e Bottas, em 15º, alguns pilotos ainda permaneciam nos boxes, enquanto os demais aceleravam nas curvas do Red Bull Ring.
Com dez minutos restantes, as voltas rápidas já estavam sendo concluídas. Norris, com pneus vermelhos, estava na primeira posição com o tempo de 1min05s038, enquanto Hülkenberg estava em segundo lugar, a 0s324 do líder. Verstappen estava fazendo uma volta lenta para recarregar a bateria e ocupava o 11º lugar – sua volta foi anulada devido aos limites da pista.
No entanto, mesmo após chamar os limites da pista de “ridículos”, Verstappen não se abalou e logo em seguida encaixou uma volta precisa. O bicampeão foi o primeiro a registrar um tempo abaixo de 1min05s, marcando 1min04s951 e ficando 0s085 à frente de Sainz, que era o segundo colocado.
Na outra extremidade da tabela, os cinco pilotos que ainda precisavam lutar para entrar no top-10, faltando um pouco mais de cinco minutos, eram Ocon, Stroll, Hamilton, Piastri e Bottas.
Entre Verstappen, o mais rápido até aquele momento, e Ocon, que estava na zona de eliminação, os competidores estavam separados por 0s5.
Quando o cronômetro zerou, as últimas voltas estavam sendo completadas. Na bandeira quadriculada, as voltas de Pérez e Piastri foram anuladas, fazendo-os caírem para 15º e 14º lugares, respectivamente. Os demais pilotos que também foram eliminados foram Russell, Ocon e Bottas.
Posteriormente, Gasly, Ocon, Albon e Hülkenberg tiveram suas voltas excluídas, mas conseguiram avançar para a próxima fase.
Q3
Os dez pilotos que disputariam a pole position no Red Bull Ring eram Verstappen, Sainz, Norris, Gasly, Leclerc, Stroll, Alonso, Hamilton, Hülkenberg e Albon – sendo a Ferrari e a Aston Martin as únicas equipes com dois pilotos no Q3.
Os pilotos receberam autorização para fazerem suas últimas 12 minutos de classificação para definir o grid de largada do GP da Áustria da Fórmula 1 no domingo.
Com o tempo de 1min04s503 e utilizando pneus macios, Verstappen saltou para a primeira posição. Leclerc ficou em segundo lugar, com Sainz, Norris e Albon completando a lista dos pilotos que já haviam completado suas voltas.
Stroll havia feito uma volta rápida, mas teve seu tempo excluído e, juntamente com Hamilton, ainda não havia registrado um tempo. Neste momento, provisoriamente e com a maioria dos pilotos nos boxes, a ordem era Verstappen, Leclerc, Sainz, Norris, Hamilton, Alonso, Gasly, Albon, Hülkenberg e Lance.
Faltando dois minutos para a bandeira quadriculada, os pilotos deixaram mais uma vez os boxes para fazerem suas últimas tentativas de voltas rápidas. O único piloto que ainda estava parado era Alexander.
O bicampeão holandês completou mais uma volta e conseguiu melhorar ainda mais seu tempo, registrando 1min04s391. Com isso, conquistou a pole position para o GP da Áustria, seguido por Leclerc e Sainz, que completaram os três primeiros colocados.