Mais um desafio para pilotos de todo o país, que estão na Paraíba disputando a 25ª edição da Copa Brasil de Kart. Trata-se do Grupo 2 da competição nacional, que vai acontecer na pista do Circuito Internacional Paladino, na cidade de Conde-PB, litoral sul da Paraíba. Os irmãos paranaenses Guilherme e Rafael Busato (Shift Car / 7Place Veículos / Equipe: Kosta Racing / Coach Erick Lutum) estiveram na semana passada nas disputas do Grupo 1, com Rafael fechando o Top 4 da categoria OK Júnior FIA e garantiu vaga no Sulamericano de Kart, enquanto Guilherme assegurou seu lugar para a final da Regional Cup.
Durante o Grupo 1 da Copa Brasil, Guilherme Busato conseguiu um de seus objetivos, ficando com uma das quatro últimas vagas da OK Júnior FIA para a final da Regional Cup, que vai acontecer nos dias 30 e 31, também no Paladino. Esta competição vai carimbar o passaporte dos campeões da Mini 2T, OK Júnior FIA e OK FIA, para disputar o Mundial FIA Karting de 2024 e a Copa do Mundo de OK Júnior, que vai acontecer entre os dias 12 e 15 de setembro, na Inglaterra.
“Esta semana vou ficar apenas de fora, torcendo por meu irmão. Sei que ele quer muito chegar ao pódio da Júnior e, se Deus quiser, vai conseguir. Tive a emoção de ser Campeão da Copa Brasil ano passado, na Mini 2T, e quero repetir o feito este ano”, disse Guilherme.
Rafael Busato, por sua vez, já tinha a vaga assegurada na final da Regional Cup, conquistada na primeira seletiva, disputada no Kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina-PR. Pelo Grupo 1 da Copa Brasil, na semana passada, o piloto do Paraná ficou no Top 4 da OK Júnior FIA, chegando bem perto do pódio. Entretanto, o piloto do kart 97 ficou dentro das posições que lhe deram o direito de representar o Brasil, no Sulamericano de Kart, que será em agosto, no Circuito Internacional Techspeed, dentro do complexo do autódromo Velopark, em Nova Santa Rita/RS.
“Fui comunicado agora a pouco, da minha vaga no Sulamericano de Kart. Estou muito feliz e isso é mais um incentivo para mim nessa Copa Brasil de Kart. A minha categoria, a Júnior, é uma das mais equilibradas desse Grupo 2. Muitos correram comigo semana passada e vêm com o mesmo objetivo. Sei que vamos ter que trabalhar muito se quisermos um bom resultado, mas vamos chegar lá”, analisou Rafael Busato antes dos treinos desta quarta-feira.
Com vinte e quatro pilotos inscritos na sua categoria, Rafael Busato fez o quinto melhor tempo na primeira sessão de treinos livres. Ele ainda terá a segunda sessão deste primeiro dia de programação do Grupo 2. Nesta quinta-feira (25) teremos outros dois treinos livres e a tomada de tempo, que vai definir as posições de largada. Na sexta-feira (26), será a vez das duas provas classificatórias, que valem pontos para a formação das posições no grid da final de sábado (27), quando conheceremos os campeões das onze categorias em disputa.
Texto por Kako Marques / KMCom Assessoria