A China estabeleceu-se como líder indiscutível na produção global de baterias, com seis das dez maiores fabricantes de baterias de carros elétricos sendo chinesas, representando 75% da produção mundial. A BYD, maior produtora de baterias, atende a gigantes automotivos como BMW, Daimler, Hyundai, entre outros. O país asiático, que vendeu dois terços dos 5,4 milhões de carros elétricos emplacados globalmente em 2022, começou a investir em eletrificação em 2009 com isenções fiscais e benefícios aos consumidores e fabricantes, um programa que continua até hoje com novos estímulos financeiros.
O Brasil não fica de fora, entrando no foco das fabricantes chinesas, especialmente a BYD, que planeja instalar um complexo na Bahia com um investimento inicial de R$ 3 bilhões. Além disso, o interesse chinês se estende às ricas reservas de lítio do Brasil, essenciais para a fabricação de baterias de veículos elétricos (EVs). Desde 2020, a BYD já produz baterias para ônibus elétricos em Manaus.