quinta-feira, novembro 7, 2024
- Publicidade -
InícioFórmula 1O ponto de ativação do DRS em Jeddah foi alterado pela FIA...

O ponto de ativação do DRS em Jeddah foi alterado pela FIA após o confronto entre Leclerc e Verstappen

A FIA decidiu alterar o local de detecção final do DRS no circuito de Jeddah, após o embate entre Verstappen e Leclerc durante o Grande Prêmio da Arábia Saudita do ano passado. Agora, o ponto de detecção estará localizado 170 metros após a curva hairpin. Além disso, outras mudanças foram implementadas para melhorar a visibilidade dos pilotos

No próximo domingo (19), a disputa épica de freada entre Charles Leclerc e Max Verstappen no Grande Prêmio da Arábia Saudita do ano passado, que determinou quem teria a preferência de usar o DRS na reta principal, provavelmente não se repetirá. A FIA decidiu mudar o terceiro ponto de detecção da abertura da asa móvel no circuito de Jeddah, movendo-o para depois da última curva, com o objetivo de evitar manobras arriscadas que possam colocar em risco a segurança dos competidores em futuras disputas por posições. Anteriormente, a terceira e última zona de ativação do sistema estava localizada na zona de frenagem antes do último hairpin que conecta as duas longas retas da pista árabe.

Leclerc e Verstappen protagonizaram em Jedá duelo onde o DRS foi o protagonista (Foto: Ferrari)

Devido à antiga localização estratégica, alguns pilotos evitavam passar pelo ponto à frente do rival em possíveis disputas por posição. Além da manobra vista no GP passado na volta 43 entre Leclerc e Verstappen, o holandês também enfrentou situação semelhante na edição de 2021, desta vez contra Lewis Hamilton. Na ocasião, o piloto da Red Bull permitiu propositadamente que o #44 passasse para poder realizar uma ultrapassagem na reta, com a asa móvel ativada.

O novo ponto de ativação do DRS estará localizado 170 metros após a curva hairpin, obrigando os pilotos a frearem na última curva dentro do tempo normal. A FIA também optou por modificar o traçado pelo segundo ano consecutivo para melhorar a visibilidade. Nas curvas 14 e 20, duas das curvas cegas mais rápidas do circuito, as barreiras foram recuadas para ampliar as áreas de escape e melhorar a linha de visão dos pilotos.

Outra mudança inclui a adição de zebras chanfradas nas curvas 22 e 23, de alta velocidade, que devem reduzir a velocidade em 50 km/h. Esse recurso também foi instalado em outros pontos de Jeddah.

Quanto às alterações na área do DRS, a FIA já havia anunciado que faria ajustes em cinco circuitos para facilitar e tornar as ultrapassagens ainda mais desafiadoras. Além de Jeddah e Bahrain, onde ocorrerá a abertura do Campeonato Mundial, estão previstas mudanças em Melbourne, Baku e Miami.

- Publicidade -
Google search engine
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -
Google search engine

Mais Popular