A Fiat está prestes a apresentar a próxima geração do Fastback, seu SUV de estilo cupê que passará por uma grande transformação. O modelo faz parte de uma nova leva de veículos da marca e terá como base a mesma arquitetura utilizada pelo Citroën Basalt. Segundo executivos da fabricante, a apresentação do novo Fastback acontecerá ainda em 2025, inicialmente na Europa.
Durante uma coletiva recente, um representante da montadora no continente europeu revelou que dois novos modelos serão lançados em breve. Um deles é o sucessor do Fastback, identificado internamente como projeto F2X. O outro é um SUV de sete lugares — conhecido como F2U — derivado do Aircross e posicionado para enfrentar rivais como a Chevrolet Spin em mercados emergentes.

Ambos os veículos serão construídos sobre a plataforma modular Smart Car, uma adaptação da arquitetura CMP. Essa base já é usada por outros modelos do grupo Stellantis e se destaca por oferecer soluções mais acessíveis e flexíveis para produção em larga escala.
A nova linha da Fiat seguirá o visual do recém-apresentado Grande Panda, que chegou ao mercado europeu com linhas modernas e mais arrojadas. Essa linguagem visual deve ser mantida também no novo Fastback, com elementos de design atualizados e soluções mais tecnológicas no interior.

Segundo os planos da marca, o SUV cupê será posicionado como substituto do Fiat Tipo em alguns mercados, aproveitando sua silhueta esportiva e perfil aerodinâmico com queda acentuada do teto. A distância entre-eixos, de aproximadamente 2,60 metros, deve ser mantida, mas o carro trará melhorias em acabamento e equipamentos.
A estreia comercial na Europa deve acontecer até o fim do ano fiscal de 2025. Já a chegada ao Brasil ainda vai demorar um pouco mais. Por aqui, o lançamento do novo Grande Panda está previsto para o segundo semestre de 2026, enquanto o Fastback renovado e o SUV de sete lugares devem desembarcar apenas em 2027.

Com essa nova estratégia, a Fiat aposta na padronização de componentes e no compartilhamento de plataformas para expandir sua linha global e reduzir custos, sem abrir mão do estilo e da inovação.