Um acidente ainda na primeira volta das 24 Horas de Le Mans trouxe uma dificuldade extra para a equipe Action Express Racing, que fez sua estreia na principal prova de endurance do mundo no último fim de semana.
A bordo do # 311 Whelen Engineering Cadillac V-Series, o anglo-sul-coreano Jack Aitken bateu na saída da chicane Daytona e precisou recolher para os boxes, com a dianteira do carro bastante danificada.
O time, que também conta com o brasileiro Pipo Derani e o britânico Alexander Sims, trabalhou por aproximadamente 78 minutos para devolver o carro em perfeitas condições para seguir na prova.
Voltando em 62º e último lugar no geral, os pilotos fizeram um grande trabalho para concluir a prova em 17º lugar no geral e 10º lugar na categoria Hipercarros, a principal da disputa.
Derani, que disputou sua oitava 24 Horas de Le Mans, pela primeira vez pode participar da prova com o time que defende há cinco temporadas no IMSA WeatherTech Sportscar Championship, campeonato onde já foi campeão em 2021, é tetracampeão das 12 Horas de Sebring e campeão das 24 Horas de Daytona.
“Foi uma grande experiência. Estar em Le Mans com a equipe pela primeira vez, depois de tudo o que já conquistamos juntos. Sabíamos que seria uma curva enorme de aprendizado por ser a primeira vez. Le Mans não é uma tarefa fácil. Tem muita coisa para se aprender e acredito que aprendemos muito”, comentou o brasileiro de 29 anos.
“Infelizmente, tivemos um incidente no início da corrida, mesmo assim utilizamos as 23 horas restantes para aprender coisas que podem, inclusive, nos beneficiar nas 6 Horas de Watkins Glen do IMSA, dentro de duas semanas. Ou se voltarmos aqui no ano que vem”, continuou Derani.
“Estou orgulhoso pela equipe, orgulhoso por cruzar a linha de chegada, depois de uma corrida tão difícil. Ninguém desistiu e estou orgulhoso do #311 Whelen Engineering Cadillac”, completou.
Vice-líder da temporada 2023 do IMSA, Derani volta suas atenções agora para a prova de Watkins Glen, marcada para o dia 25.
A 91ª edição das 24 Horas de Le Mans teve a vitória da Ferrari #51, com os italianos Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi e o britânico James Calado.
O melhor resultado de Derani em Le Mans até aqui é o vice-campeonato na classe LMGTE Pro, defendendo a equipe de fábrica da Ford Chip Ganassi, em 2017.
Confira o resultado completo da 91ª edição das 24 Horas de Le Mans: https://www.fiawec.com/en/race/result/4792
Mais informações:
www.pipoderani.com.br
Facebook: facebook.com/pipoderani
Instagram: @pipoderani
Twitter: @pipoderani
Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves
fernanda@fgcom.com.br