Charles Leclerc já esteve em posição muito mais confortável na temporada 2022 da Fórmula 1. Antes do GP da Emília-Romanha, o monegasco chegou a ter 46 pontos de vantagem para Max Verstappen, mas as duas vitórias seguidas do holandês fizeram a diferença despencar para 19 pontos. Para a etapa deste fim de semana, na Espanha, a Ferrari enfim estreia o seu pacote de atualizações, e a expectativa é que as mudanças levem a equipe italiana novamente ao topo do grid.
Durante a coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (20) antes dos treinos livres, o líder do campeonato reconheceu que, no momento, a Red Bull parece ter vantagem sobre o time de Maranello “em todos os aspectos”.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
“Espero que [as atualizações] sejam boas o suficiente para estarmos novamente à frente da Red Bull”, disse Leclerc. “Estamos perto desde o início da temporada, e toda vez que eles levaram atualizações, se aproximaram cada vez mais. Agora acho que estão um pouco à frente em termos de ritmo de corrida, então espero que seja o bastante para voltarmos à frente”, ressaltou.
Um ponto que tem sido crítico para a F1-75 é a velocidade de reta, onde ela claramente perde para o RB18. O monegasco acredita, porém, que Miami revelou um déficit da Ferrari também nos trechos mais lentos — onde a equipe italiana tem um carro melhor otimizado.
“[A Red Bull está melhor] Num pouco de tudo. Obviamente, a velocidade em reta, e acho que também em curvas de baixa velocidade. Eles pareciam muito fortes em Miami nas curvas de baixa, então é um pouco nessas duas áreas”, acrescentou.
Com a F1 retornando a Barcelona, palco da primeira rodada de testes da pré-temporada deste ano, espera-se que as equipes tenham respostas sobre as direções tomadas a partir da mudança no regulamento. A Ferrari, por exemplo, foi muito bem no circuito catalão, mas Leclerc admitiu que é difícil dizer se o resultado vai se repetir.
“Para ser honesto, não sei o quanto isso significa, pois foi há muito tempo. Desde então, todos fizeram grandes avanços, e tenho certeza de que veremos esses progressos a partir deste fim de semana por causa das atualizações”, destacou.
“Acho que será sobre o quanto melhoraremos o carro com o que trouxemos para este fim de semana e o quanto a Red Bull vai progredir, caso também tenha atualizações. Não acho que haverá uma grande diferença em relação ao que vimos desde o início da temporada. Temos estado muito próximos, e espero que fique assim, mas com a vantagem a nosso favor”, encerrou Leclerc.