Discussões sobre o formato do final de semana da F1 estão em discussão e o ruído aumentou após a fala de Stefano Domenicali contra o Treino Livre 3. De efetivo, circulou a notícia de que uma mudança seria feita em Baku, onde haverá a primeira Sprint Race desta temporada.
Traz o site Racing News 365 que, em reunião antes do GP da Austrália, F1, FIA e as equipes se reuniram para tratar o assunto e houve acordo para que o modelo do final de semana seja alterado a partir de Baku. A intenção é tornar as ações mais dinâmicas, com mais carros na pista e mais imprevisibilidade para as equipes.
Entretanto, as mudanças não foram totalmente aceitas. Ficou acordado que o Treino Livre 2 será substituída pela Qualificação para a corrida de domingo e o sábado de manhã terá a qualificação da Sprint Race. Treino Livre 1, Sprint Race e Corrida se mantêm. Mas a classificação da Sprint Race, que se pensou inicialmente em ser uma unica volta lançada, terá o formato atual mantido (Q1, Q2 e Q3).
Porém, por conta da limitação de pneus para os finais de semana de Sprint Race (11 jogos ao invés dos 13 habituais), se fala que os três estágios terão a duração reduzida, mas não se concluiu este detalhe, o que deve acontecer nos próximos dias. Lembrando que estas mudanças ainda terão que ser aprovadas pela Comissão de F1 e o Conselho Mundial da FIA.