quinta-feira, dezembro 4, 2025
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Chevrolet Spark começa a ser montado no Ceará e Captiva EV será o próximo modelo nacional

Planta Automotiva do Ceará inicia montagem do SUV elétrico em sistema SKD e já confirma produção do Captiva a partir de 2026

A Chevrolet deu um passo importante em sua estratégia de eletrificação no Brasil. Cinco meses após o lançamento comercial, o Spark EUV começou oficialmente a ser montado em Horizonte (CE). A cerimônia ocorreu na nova Planta Automotiva do Ceará (Pace) e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, autoridades locais, representantes da General Motors e executivos da Comexport, parceira responsável pela operação.

O anúncio veio acompanhado de outra novidade: o Chevrolet Captiva EV, lançado no país em novembro deste ano, também passará a ser montado no mesmo complexo industrial a partir de 2026. Trata-se da primeira fábrica “multimarcas” do Brasil destinada exclusivamente a veículos elétricos, com capacidade para montar até 80 mil unidades por ano. A estratégia reforça o interesse da Chevrolet em ampliar sua participação no mercado nacional de modelos elétricos e reduzir dependência das importações diretas da China.

Foto: Divulgação

O Spark EUV é fruto de uma joint-venture entre General Motors e Saic. No mercado chinês, o mesmo veículo é vendido sob a marca Baojun Yep Plus, mantendo estrutura e conjunto mecânico praticamente idênticos, mudando apenas os logotipos e detalhes cosméticos. Segundo o governo cearense, a Chevrolet estuda, inclusive, iniciar a produção integral do Spark no Brasil, substituindo gradualmente as etapas importadas.

Nesta fase inicial, a montagem será realizada no sistema SKD (Semi Knocked-Down). Isso significa que carroceria, motor e transmissão chegam prontos da China, enquanto a fábrica nacional será responsável pela integração final dos componentes, como sistemas elétricos, acabamento interno e alguns conjuntos estruturais. A Comexport confirmou ainda que uma variante do Spark com cinco lugares está em desenvolvimento para ser montada em Horizonte futuramente.

Foto: Isadora Carvalho

O Spark EUV estreou no mercado brasileiro em julho e é vendido atualmente por R$ 159.990, na versão Activ. O modelo tem 4 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,73 m de altura e entre-eixos de 2,56 m. O porta-malas leva 355 litros, podendo atingir até 916 litros com os bancos rebatidos. O motor elétrico dianteiro entrega 101 cv e 18,4 kgfm de torque, com bateria LFP de 42 kWh que proporciona autonomia de 258 km pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro.

A recarga rápida, segundo a fabricante, leva cerca de 35 minutos para sair de 30% e atingir 80% de carga em corrente contínua (DC) de até 50 kW. Em corrente alternada (AC), o Spark aceita carregamentos de até 6,6 kW. A bateria conta com oito anos ou 160 mil km de garantia total. Por dentro, o SUV compacto aposta em tecnologia: painel digital de 8,8 polegadas, central multimídia de 10,1”, seis airbags, câmera 360º, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática e banco do motorista com ajuste elétrico.

Já o Captiva EV, que será o próximo da fila a ganhar montagem nacional, chegou ao Brasil importado em versão única Premier, com preço sugerido de R$ 199.990. O utilitário tem visual alinhado aos modelos elétricos da Chevrolet, com destaque para o conjunto óptico fino e linhas mais limpas na dianteira. O motor elétrico entrega 201 cv e 31,6 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos. A bateria LFP tem capacidade de 60 kWh e autonomia declarada de 304 km.

O interior do Captiva EV aposta na conectividade, com painel digital de 8,8”, central multimídia de 15,6 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto, câmera 360°, teto solar panorâmico, rodas de 18 polegadas e bancos com ajustes elétricos. O modelo também é fruto da parceria entre GM e Saic, que vem se consolidando como um dos caminhos mais rápidos para a Chevrolet avançar no segmento elétrico brasileiro.

Com a produção no Ceará, o Spark EUV e o Captiva EV ganham status estratégico dentro da operação nacional da marca. Além de reduzir custos logísticos, a montagem local deve permitir oferta mais estável, possibilidade de futuras atualizações e até ampliação da gama de versões no país. A Planta Automotiva do Ceará surge, assim, como um novo polo de eletrificação no Brasil — e um sinal claro de que a Chevrolet vem acelerando a transição rumo a um portfólio mais sustentável e competitivo.

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