quarta-feira, novembro 6, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasCarro a diesel virou mico? Picapes e SUVs encalham até em lojas...

Carro a diesel virou mico? Picapes e SUVs encalham até em lojas de usados

A popularidade dos SUVs e picapes com motor a diesel no Brasil está em declínio. Nos últimos meses, tanto as vendas de veículos novos quanto as de usados têm sofrido queda. Dois principais fatores contribuem para essa rejeição atual: os altos custos de manutenção e o aumento do preço do diesel.

Em 2022, os preços dos combustíveis atingiram recordes, principalmente o diesel, que ultrapassou o valor da gasolina comum, algo que não acontecia desde 2004. O preço médio do litro de diesel chegou a atingir R$ 7,68 em todo o país, marcando o maior patamar registrado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Neste ano, houve uma tendência de queda nos preços do diesel, que atualmente é vendido em média a R$ 5,16 por litro, de acordo com os dados da ANP na primeira semana de junho. No entanto, as consequências desse aumento ainda afetam o mercado.

De janeiro a maio de 2023, os registros de licenciamento de veículos a diesel, incluindo automóveis e comerciais leves, representaram 11,1% do total, em comparação com 13,2% no mesmo período de 2022, o que significa uma queda de 6.418 unidades licenciadas. Até março deste ano, foram vendidas 20.435 unidades, o melhor resultado até o momento, enquanto fevereiro registrou o pior desempenho, com 13.188 unidades vendidas.

Essa tendência também se reflete no mercado de veículos usados. Gustavo Zamariola, vendedor de uma loja multimarcas em Rio Claro (SP), relata que os modelos a diesel têm permanecido em estoque por um período mais longo do que o habitual, pois os clientes estão preferindo os veículos flex.

“Para vender uma S10 LTZ 2021 que estava em nosso estoque há um ano, tivemos que reduzir o preço em R$ 20.000 abaixo da tabela Fipe”, afirma Gustavo. “No caso dos carros a diesel, já estamos recomendando pagar de R$ 20.000 a R$ 30.000 abaixo da tabela na compra.” O problema não se restringe apenas às picapes, como destaca Lucas Cunha, também vendedor em uma loja multimarcas em Londrina (PR). “SUVs como o Jeep Renegade e Compass a diesel também estão encalhando nas lojas, e precisamos avaliar cuidadosamente e, às vezes, até recusar alguns modelos, mesmo em caso de troca.”

- Publicidade -
Google search engine
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
Google search engine

Mais Popular